Centro de Convenções

O governador Ricardo Coutinho participa, nesta quinta-feira (19), no Centro de Convenções, em João Pessoa, da solenidade de abertura da 97ª edição do fórum trimestral do Conselho Nacional dos Secretários de Estado da Administração (Consad). Pelo menos 20 estados brasileiros já confirmaram presença no evento, a exemplo de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia, Ceará e Pernambuco. O objetivo do encontro é discutir a administração pública em meio à recente crise econômica e traçar estratégias para enfrentá-la.

Para a secretária de Estado da Administração da Paraíba e vice-presidente do Consad, Livânia Farias, é um momento importante para o Estado ser anfitrião de um evento como este. “É uma ocasião de compartilharmos experiências e, dessa forma, adotarmos medidas para melhor administrar o nosso estado. Uma das experiências de sucesso que a Paraíba vai compartilhar é o Sistema Integrado de Gestão dos Bens Públicos. É algo que vem dando certo e teremos o orgulho de mostrar para outros estados da federação”, afirmou.

Livânia Farias enfatizou ainda os temas que a Paraíba vai levar para o debate. “Entre os temas que não podem faltar à pauta está a Lei de Responsabilidade Fiscal. Para se ter ideia, basta dizer que, em todo o País, apenas seis estados cumprem a Lei de Responsabilidade Fiscal, a Paraíba é um deles”, acrescentou. “Não tenho dúvidas de que sairemos desse encontro mais aptos a encarar os desafios da administração pública”, prosseguiu.

Programação – A palestra de abertura do evento será ministrada a partir das 10h50 desta quinta-feira (19). Com o tema “Os desafios da gestão nos estados em contexto de crise”, o diretor do Instituto Publix, Caio Marini, vai abordar a situação dos estados brasileiros em tempos de turbulências econômicas. O outro tema abordado pelo mesmo palestrante é “Planejamento estratégico”.

A programação continua às 14h30. O tema em destaque será “Piso nacional do magistério público da educação básica: Ação compartilhada União, estados e municípios, uma exigência da Lei 11.494”. Durante a palestra, serão analisadas informações colhidas nas secretarias estaduais de administração e debate entre os conselheiros.

Às 16h, os participantes irão conhecer experiências que vêm dando certo na administração pública do Estado da Paraíba. O Sistema Integrado de Gestão de Bens Públicos será abordado por Christhiny Fernanda Masiero Sanson, diretora de Tecnologia da Informação e Comunicação da Companhia de Processamento de Dados do Estado (Codata); e por Luiz Otávio Uzeda Paim, consultor técnico da Secretaria de Estado da Administração da Paraíba.

O último tema a ser debatido na quinta-feira é “Tempos de austeridade – estratégias para gestão das despesas de pessoa” pelo professor da Fundação Getúlio Vargas do Estado de São Paulo, Nelson Marconi.

Na sexta-feira (20), último dia do evento, a abertura dos trabalhos ocorrerá às 9h30, com o tema “Dificuldade da gestão no ambiente de restrição fiscal”, ministrado por Sérgio Ruy Barbosa Guerra Martins, ex-presidente do Consad.

Às 10h30, Walber Azevedo de Miranda Cavalcante debate “Formalização dos processos por meio digital – do nascimento ao arquivamento”. Às 11h, será conhecida a agenda administrativa do Consad. Assuntos como comunicação institucional e missão internacional à Coréia serão debatidos.

O evento se encerra com a deliberação do Consad para definir o local e a data de realização da 98ª edição do fórum trimestral do Conselho.