MPPB investiga aumento abusivo de preços nos extintores ABC
O Ministério Público da Paraíba (MPPB) instaurou inquérito civil público para apurar a denúncia de que houve aumento abusivo no preço do extintor de incêndio tipo ABC, para veículos. O produto, antes vendido por R$ 60,00, teve reajuste de 100% e custa hoje R$ 120,00 nos poucos locais onde é encontrado.
A medida do MPPB foi tomada após publicação matéria publicada em jornal. “Com base na matéria, estamos abrindo o inquérito e vamos tomar providência imediata. Temos que verificar a fábrica, e iremos acionar outros parceiros, como Corpo de Bombeiros, além da empresa que comercializa. Pediremos ainda a nota fiscal de aquisição dos extintores nos últimos 12 meses. O processo demanda investigação e não podemos multar e tomar posição sem documentar”, explicou o promotor de Justiça dos Direitos do consumidor, Glauberto Bezerra.
O promotor do Consumidor lembrou que os lojistas terão que abrir as portas dos estabelecimentos para que seja feita uma fiscalização. A Receita Estadual vai analisar se os preços reajustados estão sendo tributados. Os comerciantes também serão notificados pelo Procon a apresentar documentos que justifiquem o aumento. Se for considerado abusivo, serão aplicadas multas e poderão ser abertos processos criminais e levar os responsáveis à prisão.
Fonte: jornalcorreio + Redação