ZFS – Disse na última e na penúltima coluna deste espaço que Cajazeiras deve se unir na defesa da aprovação do projeto-de-lei que institui a Zona Franca do Semiárido (ZFS). O projeto está pronto mas necessita de articulação no Congresso Nacional para sua votação e aprovação na Câmara e no Senado.

ZFS – E essa articulação no congresso tem que começar não só em Cajazeiras, mas em todo Alto Sertão Paraibano. Através das entidades representativas da sociedade nos diversos municípios é que reuniremos forças para pressionar os representantes do povo da PB com assento na Câmara e Senado, onde se decidirá a sorte do PL.

ZFS – Pra quem ainda não sabe o PL da ZFS, leva o número 019-A/2011 e, em linhas gerais, institui uma zona livre de impostos num raio de 250 quilômetros a partir da cidade de Cajazeiras (PB). Ora, é só circundar um raio de 250 km partindo de CZ para se ter idéia de quantos municípios, cidades e Estados serão abrangidos pelos benefícios dele oriundos.

ZFS – Serão novas empresas, novos empregos, novas indústrias, mais absorção de mão-de-obra, mais renda, mais consumo, verdadeira interação comercial entre cidades, regiões e Estados, crescimento de verdade. Teremos, aí sim, desenvolvimento sustentável porque calcado em economia crescente. Esse é um projeto pelo qual vale verdadeiramente lutar!

ZFS – Numa matemática grosseira a abrangência da ZFS como está no PL, tem aos seguintes extensões:

• Ao Norte – Cajazeiras (PB) a Mossoró (RN)
• Ao Sul – Cajazeiras (PB) a Petrolina (PE)
• Ao Leste – Cajazeiras (PB) a Campina Grande(PB)
• Ao Oeste – Cajazeiras (PB) a Picos (PI)

ZFS – Vê-se, de logo, que são centenas de municípios que serão beneficiados , e que portanto devem estar interessados na aprovação do projeto. Que tal os prefeitos da AMASP darem o ponta pé inicial na necessária mobilização? Cajazeiras (José Aldemir), Cachoeira dos Índios (José de Sousa Batista), Bom Jesus (Denise Bandeira), São José de Piranhas (Chico Mendes), Monte Horebe (Marcos Eron), Bonito de Santa Fé (Ceninha Lucena), São João do Rio do Peixe (Luiz Claudino), Santa Helena (João Cleber), Triunfo (Espedito Filho), Bernardino Batista (Aldo Andrade), Poço Dantas (Itamar Moreira), Poço de José de Moura (Paulo Braz), Uiraúna (Leninha Romão)…, vocês têm a oportunidade de fazer história. Peguem-na em vossas mãos!

ZFS – “No mérito, cabe ressaltar que a PEC nº 19-A, de 2011, encontra respaldo tanto no art. 3º, inciso III quanto no art. 170, inciso VII da Carta Magna, que definem a redução das desigualdades regionais como um dos princípios que regem a ordem econômica.” Esta é parte do voto do relator da matéria na Câmara dos Deputados, deputado Gonzaga Patriota (PE-FOTO). Vamos agir?

 

 

  • Fernando Caldeira