O secretário de Estado da Saúde, Geraldo Medeiros, durante solenidade de lançamento da campanha estadual de vacinação contra à Covid-19, na manhã desta terça-feira (19), afirmou que Paraíba dispõe de uma cronologia que garante a continuidade da aplicação de novas doses da vacina contra a doença e dessa forma atenderá toda população classificada em seu plano.

Segundo Geraldo, já existem negociações para compra de 50 milhões de doses da vacina russa Sputnik V feitas diretamente pelo Consórcio Nordeste, que representa os nove estados da região, além de garantias do governo federal de que nos próximos 15 dias deverá receber um novo lote de vacinas da Índia.

“Em relação a aquisição [de novas vacinas], o Consórcio tem tido contato direto com o laboratório da vacina Sputinik e é preciso que fique bem claro que já dispomos da primeira a segunda dose e a cronologia do restante dessas vacinas depende do governo federal. A um aceno que as vacinas da Índia devem chegar em até 15 dias”, disse.

“Estamos ainda aguardando a autorização da Anvisa para produção nossa, brasileira, e assim que aprovado teremos uma produção em massa de 1 milhão por dia, tanto do Butantan, como da Fiocruz, tendo um aporte ainda maior”, afirmou o secretário.

Na oportunidade, Geraldo Medeiros convocou a população para se vacinar contra a Covid-19. “Nós precisaríamos alcançar 70%. Nenhum meio proporcionaria a imunidade coletiva da população, se não tivéssemos a elaboração de uma vacina. Teríamos a previsão de, infelizmente, a morte de um milhão de brasileiros”, afirmou.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fontes: REDAÇÃO + wscom