O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, se reuniu, na tarde desta sexta-feira (15), com membros do Sindicato das Escolas Particulares da Paraíba. Na reunião, o gestor anunciou que assinará decreto no qual autoriza o retorno às aulas presenciais nestas instituições desde que sejam cumpridos todos os protocolos sanitários.

“Educação para mim não é só prioridade, ela é essencial. Vamos esgotar os esforços para fazer da melhor forma possível”, destacou o prefeito. “Pautados pela ciência e pelo entendimento dos especialistas, decidimos autorizar a retomada das aulas, preferencialmente de forma mista, em todos os segmentos, devendo ser seguidos todos os procedimentos sanitários”, anunciou.

De acordo com o médico sanitarista Fernando Chagas destacou que o as escolas privadas já seguiam protocolos baseados na diminuição da quantidade de alunos por sala, atividades remotas, exigência de máscara. “Entendemos que os atuais índices de transmissibilidade e de internação que temos em João Pessoa não são altos ao ponto de mantermos essa restrição. Nada mais justo que proporcionar aos profissionais e às crianças que voltem as atividades de forma mista contanto que sigam rigorosamente os protocolos de segurança”, explicou.

O procurador-geral do Município, Bruno Nóbrega, afirmou que um novo decreto será publicado até a próxima segunda-feira (18). “Vamos revogar o decreto vigente e editar um novo que libera o retorno de forma híbrida, que dê a opção da aula presencial ou online a depender do entendimento de seus pais. Vamos averiguar junto à Secretaria Municipal da Saúde os requisitos a serem cumpridos pelas escolas”, explicou.

O presidente do Sindicato das Escolas Particulares da Paraíba, Odesio Medeiros, afirmou que a categoria recebeu a decisão com muita alegria. “Era uma questão de sobrevivência e todos estão muito felizes com a sensibilidade do prefeito. Foi um encontro muito positivo”, avaliou.

Participaram da reunião o vice-prefeito da Capital, Leo Bezerra, a secretária municipal da Educação, América Castro, o diretor do Procon, Rougger Guerra, e os vereadores Marcílio e Elisa Virgínia, presidente da Comissão de Educação da Câmara Municipal de João Pessoa.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fontes: REDAÇÃO + parlamentopb