Pesquisa do PoderData mostra que 40% dos brasileiros usam sites de notícia como principal meio de informação. Em 2º lugar vem a TV, com 23%. As redes sociais foram escolhidas por 19%, e os jornais e revistas, por 13%. O rádio ficou com 2%.

O levantamento foi realizado do dia 21 a 23.dez.2020. A margem de erro é de 2 pontos percentuais.

A pesquisa foi realizada pelo PoderData, divisão de estudos estatísticos do Poder360.

Os dados foram coletados por meio de ligações para celulares e telefones fixos. Foram 2.500 entrevistas em 470 municípios, nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais. Saiba mais sobre a metodologia lendo este texto.

Para chegar a 2.500 entrevistas que preencham proporcionalmente (conforme aparecem na sociedade) os grupos por sexo, idade, renda, escolaridade e localização geográfica, o PoderData faz dezenas de milhares de telefonemas. Muitas vezes, mais de 100 mil ligações até que sejam encontrados os entrevistados que representem de forma fiel o conjunto da população.

O PoderData apresenta uma classificação dividida de acordo com a renda, região, escolaridade, sexo e idade de cada entrevistado. Eis os estratos que mais se destacam em cada meio de informação escolhido:

Sites de notícia:
Os que recebem de 5 a 10 salários mínimos (68%);
Os que estudaram até o ensino superior (63%).

TV:
Os que estudaram até o ensino fundamental (29%);
As mulheres e os moradores da região Norte (ambos com 28%).

Redes sociais:
Os que recebem mais de 10 salários mínimos (42%);
Os que tem de 25 a 44 anos (26%).

Jornais e revistas:
Os moradores da região Norte (22%);
Os que estudaram até o ensino fundamental (19%).

Rádio:
Os moradores da região Sul e os que têm mais de 60 anos (ambos com 4%);
Os moradores da região Centro-Oeste (3%).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fontes: REDAÇÃO + poder360