A deputada Dra. Paula (Progressistas) justificou, nesta sexta-feira (14), seu voto em defesa dos funcionários públicos do Estado contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC 20/2019) que disciplina o Regime de Previdência Social na Paraíba. Durante uma entrevista à Rádio Sanhauá, a deputada afirmou que a reforma vai aprofundar desigualdades aos trabalhadores.

“Hoje, você se aposenta com 60 anos. A reforma, além de aumentar para 65, ainda determina que se você chegar a essa idade e não tiver cumprido com seus 25 anos de trabalho, também não terá direito de se aposentar. Então, eu vou concordar com isso? Isso é uma injustiça social gritante. Isso, sim, é insuportável e não a questão de uma dívida antiga da PBPrev”, afirmou.

A PEC 20/2020, aprovada na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) na última quarta-feira (12), define regras de transição, aumenta o tempo de contribuição, de serviço e idade mínima para aposentadoria de mulheres (55 para 62 anos de idade) e homens (60 para 65 anos), além de propor a criação de uma contribuição extraordinária dos servidores públicos ativos, dos aposentados e dos pensionistas, caso seja apresentado déficit na previdência.

“Eu não posso concordar com essas injustiças ao trabalhador e ao funcionário público, que é uma classe já tão sofrida e que já recebe tão pouco. Já imaginou a situação dos policiais militares e civis, que dão a sua vida para nos defender e não tem seus direitos garantidos na reforma? Eu tenho certeza que a população não vai concordar com essa alegação de que a PBPrev está insuportável. Insuportável está o sofrimento de quem vai ficar sem salário”, contestou a parlamentar.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fontes: REDAÇÃO + assessoria