O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido, realizou o pagamento do aporte ao Programa Garantia Safra. O valor do aporte como contrapartida foi de R$ 5,4 milhões e assegura que 53 mil 696 famílias irão receber o benefício.

Segundo o secretário Luiz Couto, com o aporte pago pelo Governo do Estado, para que as famílias de agricultores aderidos recebam o benefício é necessário que os gestores que tenham comprovadamente decretado perdas efetuem o pagamento da contrapartida dos seus municípios.

“Ressalto aqui o esforço do governo da Paraíba que, mesmo em tempos difíceis para a economia do Estado, pode realizar essa importante ação que, sem dúvidas, vai reforçar o enfrentamento dessas famílias agricultoras perante esse tempo de pandemia. É uma iniciativa louvável”, disse o secretário.

O Garantia Safra está em execução em todas as regiões do Estado e a Coordenação Geral do Programa informa que o pagamento terá início após o relatório de acesso aos dados entre União, estado e municípios.

“Logo que houver a obtenção de todos os dados e cruzamentos de informações pelo TCU (Tribunal de Contas da União), o pagamento vai começar a ser realizado. Queremos começar no início de setembro”, ressalta o coordenador do Programa no Estado, Alessandro Silva.

O Garantia-Safra é uma ação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), que tem como objetivo garantir condições mínimas de sobrevivência aos agricultores familiares de Municípios sistematicamente sujeitos a perda de safra por razão do fenômeno da estiagem ou excesso hídrico.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fontes: REDAÇÃO + secom