No último dia 21 de março, por meio de decreto, João Pessoa teve os ônibus de seu transporte público regular suspensos como medida de combate ao novo coronavírus. Após 108 dias, aproximadamente 250 veículos saem das garagens e voltam a circular nesta segunda-feira (6), o que representa 60% da frota.

Algumas medidas preventivas de controle e fiscalização foram elaboradas no plano de contenção da Prefeitura Municipal de João Pessoa, (PMJP), entre elas a circulação apenas de segunda a sábado, das 6h às 19h. Os ônibus terão o limite de 45% da lotação máxima de passageiros. Nos domingos e feriados, não haverá transporte.

Outra medida é a adoção de isolamento de cadeiras, além de marcações nos pisos, onde apenas 12 passageiros poderão ficar em pé dentro do coletivo.

A frota foi divida em 40 linhas, 11 delas terão a rota modificada (marcadas em amarelo no gráfico abaixo) para atender a demanda de linhas que não irão retornar neste primeiro momento. Confira a lista completa:

 

Alerta aos motoristas

A Semob-JP alerta que, com a retomada das atividades do transporte coletivo, deixa de ser livre a partir de o uso das faixas exclusivas para ônibus. Com isso as faixas voltam a estar autorizadas apenas para o transporte público, veículos de operação e taxis com passageiros. A liberação total volta a valer apenas aos domingos e feriados.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fontes: REDAÇÃO + wscom