O governo de Goiás, comandado por Ronaldo Caiado (DEM), decretou lockdown de 14 dias no estado por causa da pandemia do coronavírus. Trata-se de uma medida em que autoridades impõem um isolamento social, com regras mais rígidas, exceto para serviços considerados essenciais. Um eventual descumprimento pode implicar em multa ou toque de recolher.

De acordo com o site disponibilizado pelo governo federal para atualizações das estatísticas da Covid-19, Goiás tem 21.984 confirmações e 435 mortes provocadas pela doença.

BRASÍLIA

O governador Ibaneis Rocha (MDB-DF) declarou estado de calamidade pública no Distrito Federal em decorrência do avanço da covid-19. A medida foi publicada no Diário Oficial de hoje.

Diferentemente do estado de emergência, que é decretado e reconhecido quando o estado ou município corre o risco de não conseguir dar conta da crise, o estado de calamidade pública é caracterizado quando essa situação já está ocorrendo.

Porém, para entrar em vigor é necessário o reconhecimento da União. A partir deste aval, o Distrito Federal poderá contar com liberação de recursos da União e prorrogar o pagamento de empréstimos feitos junto ao governo federal, entre outras medidas.

O decreto assinado por Ibaneis Rocha ainda estabelece que o estado de
Diversos estados brasileiros já tiveram o estado de calamidade pública reconhecida pela União por conta do avanço do novo coronavírus.
De acordo com dados da secretaria local, o Distrito Federal tem 44.905 casos confirmados de covid-19, com 548 óbitos registrados.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fontes: REDAÇÃO + brasil247 + uol