Mais de 50 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para tratamento de pacientes diagnosticados com a Covid-19 estão em pleno funcionamento no Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires. A instituição, que integra a Rede Estadual de Saúde, trabalha em resposta ao Plano de Contingência do Estado no combate ao novo coronavírus.

A criação de leitos de UTI é algo complexo, como explicou o diretor técnico, Thiago Vila Nova. “Abrir leitos de Terapia Intensiva requer equipamentos sofisticados como respiradores, monitores e bombas de infusão, mas a sua complexidade também se amplia por necessitarmos de uma equipe médica e multidisciplinar com experiência em medicina intensiva e cuidados intensivos. Temos, às custas de muito esforço, conseguido prestar essa assistência à população”, pontuou o médico.

Ressaltando o empenho das disciplinas envolvidas no processo da assistência aos pacientes, o diretor geral do complexo hospitalar, Antônio Pedrosa, pontuou: “Para manter as UTIs em pleno funcionamento, a dedicação é intensa e envolve muitas equipes, tanto administrativas, bem como assistencial. O empenho é de todos que fazem o Hospital Metropolitano. Nosso objetivo é contribuir para cura do paciente. É com este foco que diariamente trabalhamos”, comentou.

O Hospital Metropolitano possui atualmente 52 leitos de Unidade de Terapia Intensiva para os casos da Covid 19, além de 31 leitos de enfermaria. Este quantitativo valida a relevância da unidade para a Rede de Saúde Pública Estadual. Na última quinta-feira (21), o Metropolitano celebrou a marca de mais de 100 altas hospitalares dos pacientes que se recuperaram do novo coronavírus.

No estacionamento da instituição, foi erguido o Hospital Solidário, que atende casos exclusivos da doença. A unidade dispõe de 7 leitos de ventilação mecânica, totalizando entre as duas instituições 59 leitos para os cuidados intensivos da população paraibana.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fontes: REDAÇÃO + secom