Trazendo a seus leitores os principais acontecimentos de 2019, mês a mês, o noticiaspb realça os fatos mais importantes deste ano no Brasil e principalmente na Paraíba.

Até o próximo dia 28, o NOTICIASPB publica a sua Retrospectiva 2019.

A cada dia será publicada a retrospectiva de um mês. Ontem foi OUTUBRO.

Vamos relembrar?

 

NOVEMBRO

 

OPERAÇÃO FAMINTOS: Ex-chefe de gabinete de Renan diz que aliado de Romero e quem administrava empresa investigada
Entre os interrogatórios realizados pela Justiça na semana passada, durante a fase de instrução do processo da Operação Famintos, que investiga a formação de uma ‘Orcrim da Merenda’, responsável por supostos desvios milionários na contratação de merenda escolar na gestão do prefeito de Campina Grande Romero Rodrigues (PSD), o ex-chefe de gabinete do vereador Renan Maracajá, André Nunes Oliveira Lacet, disse que Renam que integra a base de sustentação do prefeito era o responsável por administrar a empresa Comercial Lacet, uma das investigadas por participação em licitações supostamente fraudadas para distribuir merenda, na cidade. “A pedido de Renan essa empresa foi colocada no meu nome. Antes de ser no meu nome, não era no nome dele. Foi no nome dele, passou para o nome de outra pessoa e dessa pessoa passou para o meu. Em toda a trajetória ele sempre foi o administrador.

ENERGISA: Consumidores denunciam constrangimento em cobranças indevidas e pedem CPI na ALPB
Não são poucos os consumidores paraibanos que querem e apoiam a instalação da CPI da Energisa. A possibilidade dela ser efetivamente instalada existe na Assembleia Legislativa através de proposição dos deputados Felipe Leitão (DEM) e Cabo Gilberto (PSL). Motivos não faltam, garantem muitos consumidores. Um deles, professor universitário em João Pessoa, denuncia que o vencimento de sua conta de energia vence todo dia 14 e está em dia. Apesar disso, ele já recebeu duas notificações de atraso no pagamento da conta que ainda vencerá dia 14 próximo. “A CPI da Energisa tem que existir”, reclama ele. Outros consumidores ao tomarem conhecimento da possibilidade de instalação da CPI da Energisa, também se manifestaram:
“Já tá mais que merecido” ,
” Faz tempo que espero alguém fazer algo. Minha conta é mais alta que se eu pagasse de uma loja que funciona dia inteiro com td ligado. Uma exploração!” ,
” Contas abusivas. Tem algo errado já passou da hora” ,
” Segue o baile ” ,
” A minha esse mês veio um horror. Minha casa vive às escuras ” ,
” Uma vergonha ” ,
” A minha conta veio 6.100 , não sei como eles estão fazendo a leitura já é a segunda vez que isso acontece , só Jesus na causa ” ,
” Grande roubalheira com o cidadão ” ,
” Outra coisa, se você por um motivo qualquer atrasar cinco dias, você recebe um comunicado informando que se nome foi incluído na SERASA! Pode um desmando desse, sem falar nos aumentos injustificados nos aumentos, isso ocorre há bastante tempo e nenhuma autoridade toma uma providências “.

Se é verdade que a ALPB é a caixa de ressonância da sociedade que representa, já está mais que na hora da CPI da Energisa.

 

 

TURISMO ESTATAL: Onze vereadores de Santa Rita são presos em flagrante por peculato
Onze vereadores de Santa Rita e o contador da Câmara foram presos em flagrante na madrugada de hoje na BR 101 acusados de peculato por terem viajado a Gramado no Rio Grande do Sul forjando um curso que não teria ocorrido. As prisões se deram na Operação Natal Luz, deflagrada pelo Gaeco com apoio da Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (Draco). Os detidos haviam desembarcado em Recife e seguiam para suas casas. São eles Anésio Miranda, presidente da Câmara, e os vereadores Brunno Filho de Cicinha, Cícero Medeiros, Sérgio Confecções, Francisco Queiroga, Rosa do Vaqueiro, João Grandão, Marcos Farias, Galego do Boa Vista, Diocélio de Várzea Nova e Ivonete, além do contador da Câmara, Fábio Cosme. A acusação contra eles é de uso irregular de diárias pagas pela Câmara que somente em 2019 empregou mais de R$ 507.723 mil em concessão de diárias. O grupo de vereadores viajou ao Rio Grande do Sul para participar do V Seminário Regional de Agentes Públicos que deveria acontecer de 31 de outubro até o dia de ontem. Paralelamente, está acontecendo o Natal Luz, principal evento turístico de Gramado. O Ministério Público do Rio Grande do Sul, a pedido do MP da Paraíba, acompanhou a agenda dos vereadores e verificou que o local apontado como sede do curso, o Hotel Laje de Pedra, não estava sediando qualquer evento. Na verdade, os parlamentares estavam no Hotel Vila do Aconchego e participaram de um curso realizado em poucas horas e voltado apenas para os paraibanos e um vereador de Sergipe. No resto do tempo, os compromissos eram passeios pela cidade.

NOVA POLÍTICA: Municípios de Bom Jesus, Bernardino Batista, Carrapateira, Joca Claudino, Monte Horebe, Poço Dantas e Poço de José de Moura podem ser extintos
O governo federal quer reduzir o número de cidades existentes no país, ao propor ao Congresso uma regra que prevê a fusão de municípios. De acordo com a proposta entregue nesta terça-feira (5) pelo presidente Jair Bolsonaro aos parlamentares, municípios com menos de 5.000 habitantes e arrecadação própria menor que 10% da receita total será incorporado pelo município vizinho. Também serão criadas restrições para criação de novas cidades. A medida faz parte do pacote de medidas do governo para alterar a Constituição e tentar melhorar a situação das contas do setor público. O governo não informou, até o momento, quantos entes seriam atingidos pela nova regra. O Brasil tem 1.254 municípios com menos de 5.000 habitantes, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Isso equivale a 22,5% do total de 5.570 municípios brasileiros (incluindo o Distrito Federal). No Alto Sertão, seriam incorporadas a outras cidades os municípios de Bom Jesus, Bernardino Batista, Carrapateira, Joca Claudino, Monte Horebe, Poço Dantas e Poço de José de Moura.

STF DEFINE: À exceção de flagrante, preventiva e temporária, prisão só após o trânsito em julgado
Como previsto, STF põe fim à prisão de Lula — Como era previsto, Marco Aurélio Mello , Lewandowski, Rosa Weber, Gilmar Mendes, Celso de Mello e Toffoli derrotam Alexandre de Morais, Barroso, Fachin, Fux e Cármen Lúcia e, assim, prisão em 2ª Instância é proibida. Prisão de Lula se torna ilegal e o ex-Presidente deve ser solto nas próximas horas.

 

NORMAL? Bolsonaro inova e encerra discurso em Campina Grande com grito: “Irru!”
O presidente Jair Bolsonaro está nesta manhã participando da inauguração do Complexo Habitacional Aluízio Campos, em Campina Grande. Junto do prefeito Romero Rodrigues (PSD), e do ex-senador Cássio Cunha Lima (PSDB), o chefe do Planalto discursou para os presentes. No encerramento, Bolsonaro fez uma, até então, finalização diferente. Ele soltou um grito de “Irru”.

EXCELENTE MEDIDA: Caixa reduz para 4,99% a taxa de juros do cheque especial
A Caixa Econômica Federal anunciou, nesta terça-feira (12), a redução da taxa de juros do cheque especial de 8,99% para 4,99% ao mês. “A Caixa devolve à sociedade, e em especial aos mais humildes, os resultados recordes que teve, [com] redução para abaixo de 5% [a taxa do cheque especial]. É um banco preocupado com a igualdade, com a distribuição de renda. Isso é absolutamente matemático e meritocrático”, disse o presidente do banco, Pedro Guimarães. “Esse juros de 4,99% ainda é extremamente elevado. Nós continuamos automaticamente estudando a contínua melhora econômica do Brasil, e poderemos continuar abaixando, mas a eventual piora também leva ao aumento”, disse Guimarães.

ARREPENDIDO: “Impeachment de Dilma foi manipulado pela Lava Jato”
O ex-senador e ex-chanceler do governo de Michel Temer, Aloysio Nunes (PSDB), afirmou que o impeachmnet da ex-presidente Dilma, o qual ele defendeu, teve ma uma manipulação política pela força-tarefa da Lava Jato em Curitiba e pelo ex-juiz Sergio Moro, atual ministro do governo Jair Bolsonaro (PSL). Em entrevista concedida à Folha de S. Paulo, o tucano diz que essa manipulação da operação ficou provada após a divulgação de mensagens trocadas entre procuradores da operação, obtidas pelo site The Intercept Brasil.

EM BUSCA DE INVESTIMENTOS: João Azevêdo transmite cargo para Lígia Feliciano e cumpre missão na Europa
O governador João Azevêdo transmitiu, nesta sexta-feira (15), o cargo à vice-governadora Lígia Feliciano que ficará à frente do Poder Executivo durante o período que o gestor irá cumprir missão na Europa, junto aos demais governadores do Nordeste, em busca de investimentos para áreas integradoras da Região, como sustentabilidade, infraestrutura, turismo, saúde, segurança pública, saneamento e energias limpas.

 

EM JOÃO PESSOA: Jornalista cajazeirense falece vítima de câncer
Faleceu, hoje, aos 62 anos de idade, no Hospital da Unimed, em João Pessoa, a jornalista e advogada Regirlene Rolim Guimarães, Lena Guimarães, que já há alguns dias vinha enfrentando sérias complicações de saúde. “Era uma profissional valorosa, praticamente insubstituível”, comentou o empresário e escritor Roberto Cavalcanti, diretor-proprietário do Sistema Correio de Comunicação. Lena foi editora, por muitos anos, do jornal “Correio da Paraíba”, imprimindo dinâmica e renovação aos quadros da imprensa no Estado e no Nordeste, sempre procurando manter-se antenada com a evolução das tecnologias e sua inserção no jornalismo impresso.

 

GOVERNADOR: Presidente do Tribunal de Justiça assume comando do Estado na PB
A governadora em exercício Lígia Feliciano transmitiu, nesta quarta-feira (20), o comando do Governo do Estado para o presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), Márcio Murilo da Cunha Ramos, que ocupa o cargo até domingo (24). Lígia Feliciano assumiu o Governo na sexta-feira (15), mas vai se ausentar do estado nos próximos dias, devido compromissos no Rio de Janeiro. O ato de transmissão de cargo foi realizado no Salão Nobre do Palácio da Redenção.

 

MORTE DE GUGU: Ainda não há detalhes sobre o traslado do corpo para o Brasil
Gugu Liberato, 60, teve a morte anunciada nesta sexta-feira (22). Ele morreu em um hospital em Orlando, no estado americano da Flórida, onde estava internado desde quarta (20). O apresentador, que morava em um condomínio nos arredores da cidade, caiu de uma altura de quatro metros, quando fazia um reparo no ar-condicionado instalado no sótão. Gugu foi encaminhado a um hospital Orlando Health Medical Center. Devido à gravidade de seu estado, não foi indicado qualquer procedimento cirúrgico. Durante o período de observação, foi constatada a ausência de atividade cerebral, segundo a nota de falecimento, que não especifica a data exata da morte. “Nosso Gugu sempre viveu de maneira simples e alegre, cercado por seus familiares e extremamente dedicado aos filhos. E assim foi até o final da vida, ocorrida após um acidente caseiro”, escreveu a família, em nota. Ainda não há detalhes sobre o traslado do corpo para o Brasil.

FABIANO GOMES X JÚNIOR ARAÚJO: O que houve e com quem ficam Carlos Antônio e Denise?
Há mais ou menos duas semanas que o blogueiro Fabiano Gomes assaca contra o deputado estadual Júnior Araújo (Avante). Até agora, entretanto, nem Fabiano disse porque a briga, nem Araújo revela nada a não ser um patético “a melhor resposta é o silêncio!” Ouvi falar, mas não acredito, que o motivo da briga entre ambos teve motivação contratual de publicidade. Pediu-se R$ 6 mil mensais e ofereceu-se R$ 2 mil por mês. Repito, não creio nessa versão para a briga entre ambos, mas que ela existe, não tenham dúvidas. Em postagens posteriores em seu site, FG diz que “Júnior era como um irmão, assim ele dizia. E, como todos devem saber, eu passei 34 dias no inferno, simplesmente por esquecer de assinar um documento. Do nosso grupo, Júnior era o único que tinha condições de me visitar, porque tem OAB. Sabem quantas vezes Júnior foi lá? Zero! Como alguém que se dizia meu irmão teve tamanho desprezo? Desprezo este que Jeová Vieira Campos não teve. Foi várias vezes me visitar.” Mostra o ‘gordinho’ que guarda mágoas de seu “ex-irmão” por este não ir vê-lo no PB-1 onde ficou preso. Mas somente agora, há mais de um ano é que revela tal mágoa? Mostra-se estranha, portanto, essa vertente para justificar a briga. Em outra dessas postagens Fabiano acusa no campo político: “enquanto o que tem voto de verdade, que é Doutor Carlos, não entender que o que Júnior quer é ser o comandante de um grupo que ele mal participou, pois só chegou a Cajazeiras em 2017 para ser o candidato a prefeito, essa ponta não vai ser virada. Minha memória: Talvez Júnior Araújo não se lembre que ele já traiu covardemente esse grupo nas eleições de 2008 quando, covardemente, votou em Léo Abreu e foi seu secretário.” Neste última postagem, até agora, FG remete novamente a histórias passadas que, quando acontecidas, não levaram a qualquer mágoa ou constrangimento seu. Portanto, igualmente não justificaria a briga/rompimento.

ANO NOVO: Governo reduz estimativa de salário mínimo para 2020
O salário mínimo para o próximo ano ficará em R$ 1.031, anunciou no fim da tarde de hoje (26) o secretário especial de Fazenda do Ministério da Economia, Waldery Rodrigues. O valor representa redução de R$ 8 em relação ao projeto de lei do Orçamento Geral da União do próximo ano, que previa mínimo de R$ 1.039 para o próximo ano.

ROMPIMENTO SELADO: Diário Oficial traz novas exonerações de aliados de Ricardo Coutinho no governo da PB
O Diário Oficial do Estado (DOE) desta quarta-feira (27) publicou novas exonerações de auxiliares ligados ao ex-governador Ricardo Coutinho na gestão estadual. Os atos assinados pelo governador João Azevêdo (PSB) podem ser conferidos a partir da página 4, do DOE. Dentre as mudanças, o governador exonerou o presidente da PBPrev, Yuri Simpson. Outra mexida se deu na Secretaria Executiva de Planejamento, com a saída de Fábio Maia. Para o lugar de Maia, Azevêdo nomeou Francisco Petrônio de Oliveira Rolim. E para a PBPrev, foi escolhido José Antônio Coelho Cavalcanti.


ESTRADA DE BOQUEIRÃO: Deputada Dra. Paula agradece Governador início do processo para asfaltamento
A deputada estadual licenciada Dra. Paula (PP) revelou hoje sua satisfação em relação ao início do processo que culminará com o asfaltamento da estrada que liga o Distrito de Boqueirão de Piranhas (Cajazeiras) à BR-230. A parlamentar foi informada por sua assessoria que no dia de ontem (27) o Conselho Gestor (Secs. de Planejamento e Infraestrutura do Estado), responsável pela definição das obras que serão licitadas, aprovou a licitação da pavimentação asfáltica da rodovia estadual PB 394, a estrada de Boqueirão. “Estamos todos muito gratos ao Governador João Azevêdo por sua sensibilidade em atender nosso pleito feito e oficiado na Assembleia Legislativa, que é resultado de uma aspiração de décadas do povo de Cajazeiras”, revelou ela.

DEPRESSÃO: Autoridades e entidades lamentam a morte do jornalista Heraldo Nóbrega
O corpo do jornalista e apresentador da TV Master, Heraldo Nóbrega, será velado e sepultado, na tarde desta sexta-feira (29), no Cemitério Parque das Acácias, no José Américo, em João Pessoa. Diversas autoridades políticas e entidades emitiram nota lamentando a morte do comunicador. Heraldo Nóbrega lutava contra uma depressão há alguns meses. Ele caiu do 16º andar do Edifício Spazio di Napoli, no bairro de Tambauzinho, onde residia com familiares.

NESTA SEXTA: Deca inaugura mais uma loja Rio do Peixe ATACAREJO
O mega empresário paraibano José Gonzaga Sobrinho (Deca), inaugura nesta sexta-feira (29), mais uma loja Rio do Peixe ATACAREJO. Desta vez a inauguração será na cidade de Guarabira, capital do Brejo Paraibano. “Continuamos a investir no crescimento da Paraíba, gerando empregos e renda para os paraibanos porque acreditamos na força do trabalho desta gente”, afirmou o empresário paraibano.

CAJAZEIRAS: Prefeitura inicia pagamento do 13º e mês de novembro
A Prefeitura de Cajazeiras, por meio das Secretarias da Fazenda e Administração, anunciou o início do pagamento do Décimo Terceiro Salário, nesta sexta-feira (29), devendo se estender até o próximo dia 10, quando deverá começar o pagamento do mês de novembro. Serão duas folhas de servidores efetivos nos próximos dias, segundo a informação das duas pastas. O pagamento começou nesta sexta-feira, pela Secretaria de Políticas Públicas, devendo continuar na segunda-feira, dia 02, pelas secretarias de Controle Social, Educação Biblioteca e Pensão alimentícia de ativos da Prefeitura. Ainda na segunda-feira, o IPAM vai pagar o mês de novembro dos aposentados e pensionistas.

 

 

 

Amanhã, encerrando a retrospectiva, DEZEMBRO!