Os municípios de Cajazeiras, Sousa e Catolé do Rocha, no Alto Sertão paraibano, sediam, de terça (3) até quinta-feira (5), o Seminário de Divulgação e Informações do Programa PB Rural Sustentável. O objetivo é divulgar e informar aos beneficiários do PB Rural Sustentável sobre as ações, metas e formas de apresentar demandas a serem priorizadas de acordo com os critérios estabelecidos pelo programa.

O Governo do Estado da Paraíba, por meio da Secretaria da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido (Seafds) e o Projeto Cooperar está convidando representantes dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS); Organizações de Produtores Rurais (associações e cooperativas); Sindicatos dos Trabalhadores Rurais (STR) e agentes dos Poderes Legislativo e Executivo dos municípios envolvidos.

Em Cajazeiras, na próxima terça-feira (3), o seminário será realizado no auditório do Campus do IFPB, na Rua José Antônio da Silva, 300 – Jardim Oásis, e contará com a participação dos seguintes municípios: Bernardino Batista, Bom Jesus, Bonito de Santa Fé, Cachoeira dos Índios, Cajazeiras, Carrapateira, Joca Claudino, Monte Horebe, Poço Dantas, Poço de José de Moura, Santa Helena, São João do Rio do Peixe, São José de Piranhas, Triunfo e Uiraúna.

Na quarta-feira (4), no município de Sousa, o seminário ocorrerá no auditório do Campus da UFCG / Centro de Ciências Jurídicas e Sociais – Rua Sinfrônio Nazaré, 38 – Centro. As cidades do Lastro, Marizópolis, Nazarezinho, Santa Cruz, São Francisco, São José da Lagoa Tapada, Sousa, Vieirópolis, Aparecida, Cajazeirinhas, Lagoa, Pombal, São Bentinho e São Domingos, estarão presentes.

Catolé do Rocha sediará o seminário na quinta-feira (5), tendo como local o auditório do Campus da UEPB. Os municípios participantes serão os seguintes: Belém do Brejo do Cruz, Bom Sucesso, Brejo dos Santos, Catolé do Rocha, Jericó, Mato Grosso, Riacho dos Cavalos, São Bento, São José do Brejo do Cruz e Paulista.

O 1º Seminário, foi realizado na Capital, no dia 28 do mês passado, aberto pelo secretário da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido (Seafds), Luiz Couto, e pelo coordenador geral do Projeto Cooperar, Omar Gama. O evento contou com a participação de representações de agricultores, conselheiros, agentes políticos e comunitários dos 26 municípios envolvidos da Grande João Pessoa e das Zonas da Mata Norte e Sul.

As próximas cidades a sediarem os seminários do PB Rural Sustentável são as seguintes: Itaporanga, dia 10; Patos, 11; Princesa Isabel, 12; Soledade, 17; Sumé, 18; Campina Grande, 19; Cuité, 24; Bananeiras, 25 e Itabaiana, 26.

Fontes: secom + REDAÇÃO