O governador João Azevêdo abriu, nesta sexta-feira (12), no Rodoshopping, localizado no município de Patos, Sertão da Paraíba, a segunda edição da Feira de Negócios e Empreendedorismo da Paraíba (Fenemp) de 2019, realizada pelo programa Empreender Paraíba. Na oportunidade, também foram assinados 25 contratos destinados a empreendedores dos municípios de Junco do Seridó, Várzea, Santa Luzia, São José de Espinharas, Desterro e Patos, totalizando um investimento de R$ 144,7 mil.

Na abertura do evento, o chefe do Executivo estadual ressaltou a importância da realização da Fenemp para estimular o empreendedorismo dos paraibanos. “A base da economia do Estado precisa ter um olhar diferenciado e é o que o Governo vem fazendo com projetos como o Empreender, que já injetou cerca de R$ 150 milhões na economia do Estado, beneficiando mais de 30 mil pessoas; isso faz com que a gente tenha a tranquilidade e a certeza de que a geração de emprego está acontecendo”, declarou.

O secretário executivo do Empreendedorismo, Fabrício Feitosa, afirmou que a Feira representa o resultado do trabalho realizado pela Pasta. “Nós estamos na nona edição da Fenemp, teremos mais duas edições este ano em Cajazeiras e Rio Tinto e o nosso objetivo é dar um suporte aos empreendedores, dando experiência a eles nesse tipo de evento. Além disso, esta é uma oportunidade de troca de experiências no ramo do comércio de eventos e de capacitação”, frisou.

A primeira-dama Ana Maria Lins destacou que o apoio do Empreender ao artesanato da Paraíba tem sido fundamental. “Os artesãos, através de sua arte, contam a história do nosso povo, com uma riqueza muito grande, assegurando retorno imediato, e o programa de microcrédito está chegando junto para o financiamento nesse segmento”, comentou.

O diretor técnico do Sebrae-PB, Luiz Alberto, enalteceu a parceria com o Governo do Estado para fomentar o empreendedorismo na Paraíba. “Essa é uma junção de forças e afinidades no sentido de construir dentro da região do Sertão o incentivo à questão empreendedora, gerando emprego e uma economia mais forte”, pontuou.

O deputado estadual Nabor Wanderley enfatizou que o Empreender tem contribuído com o desenvolvimento do Estado. “É uma alegria participar de um evento importante como esse na nossa cidade, que tem um povo forte e trabalhador. Esse apoio do Governo, em parceria com o Sebrae, tem transformado a vida das pessoas e, de mãos dadas, vamos avançar ainda mais”, observou.

Jailson Nóbrega, contemplado com a linha de crédito do Empreender, afirmou que agora terá condições de colocar em prática suas ideias. “Esse crédito chegou no momento certo, vou investir no meu negócio, dando um passo importante para o meu crescimento profissional”, falou.

Eliane Lira disse que graças ao Empreender conseguiu abrir seu negócio. “O programa foi fundamental para mim, porque eu só tinha o dinheiro para comprar um trailer e não tinha como montá-lo e, quando fui contemplada com os recursos, pude abrir meu empreendimento e, com quatro anos de trabalho, consegui montar meu restaurante; agora, com a renovação do empréstimo, vou expandir ainda mais”, comemorou.

Maria Eduarda Silvestre, estudante da Escola Cidadã Integral Técnica Dr. Dionísio da Costa, disse que a escola aproveitou a Feira para apresentar à população as boas práticas empreendidas no ensino da rede pública estadual. “Estamos expondo os nossos projetos dos cursos de Comércio, Informática e das nossas aulas de Química e Física. Todos os dias aprendemos coisas novas e colocamos em prática, não apenas os nossos kits de robótica, mas as maquetes dos centros medievais, feitas nas aulas de História, e a nossa impressora 3D”, afirmou.

Prefeitos, vereadores, lideranças da Região e auxiliares do Governo da Paraíba prestigiaram a solenidade.

Na Fenemp, empreendedores atendidos com o crédito do Programa que se destacam pela qualidade comercializam seus produtos e serviços por meio de uma estrutura oferecida gratuitamente e que foi visitada pelo governador João Azevêdo. No local também ocorrem oficinas, workshops e palestras com temas voltados ao empreendedorismo. Atrações culturais regionais, espaço para crianças e praça de alimentação fazem parte da feira.

O evento acontece em parceria com o Sebrae, através da Expobusiness, Feira de Inovação e Empreendedorismo, que surge com o propósito de ampliar os canais de comercialização das empresas e disponibilizar orientações e soluções sobre inovação, gestão empresarial e acesso ao crédito, acontecendo até domingo (14), das 17h às 23h.

 

 

 

 

 

 

 

 

Fontes: secom + REDAÇÃO