O Senador Veneziano Vital do Rêgo (PSB-PB) confirmou nesta quarta-feira (10) que o VLT – Veículo Leve sobre Trilhos será implantado em Campina Grande pelo Governo do Estado. O anúncio foi feito pelo governador João Azevêdo na última segunda-feira (08), após reunião, em Brasília, com o Ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas.

Na reunião, o Ministro garantiu atendimento ao pleito do Governo do Estado da Paraíba para a cessão da linha férrea (faixa de domínio) à administração estadual, para a concretização do projeto, concebido na época em que o hoje Senador da República Veneziano Vital do Rêgo (PÇSB-PB) era prefeito de Campina Grande.

“Sempre tive, não apenas o carinho, mas a crença e a confiança de que o VLT vai ser muito importante para Campina. Um projeto nosso, concebido ainda em nossa gestão como prefeito. Depois que implantamos o Sistema Integrado de Transporte Coletivo, que foi um sucesso extraordinário e que agora está sendo extinto pelo prefeito Romero Rodrigues, prejudicando assalariados, estudantes e trabalhadores, será uma alternativa e haverá de ser. O governador abraçou esse projeto e, na audiência com o Ministro, foi garantida a transferência do trecho da linha férrea para o Estado”, destacou o Senador.

Atual prefeito sempre foi contra – Veneziano disse esperar que o atual prefeito de Campina Grande não venha a criar dificuldades para a implantação do projeto, criticado por ele em diversas oportunidades. “Durante sete anos, além de não trazer nada de novo para a política de transporte público de Campina Grande, ele acabou com o sistema integrado de ônibus. Tomara que ele não crie dificuldades para a implantação do VLT por parte do governador João Azevedo”, enfatizou o Senador pelo PSB.

Veneziano lembrou que, ao final de sua gestão como Prefeito, no ano de 2012, a Prefeitura de Campina Grande teve aprovadas as cartas de anuência para a implantação do VLT, mas o atual prefeito assumiu a administração municipal e abandonou o projeto, por não acreditar nele. Quatro anos depois, na campanha eleitoral de 2016, quando Veneziano apresentou a proposta do VLT, ela foi tachada pelos adversários de “mentira cabeluda” e “inviável”. “Por isso, não adianta agora, que o projeto está para ser concretizado, o atual prefeito, de maneira oportunista, tentar se apresentar como concretizador e defensor da idéia”, disse.

Da Audiência – Na audiência com o Ministro, inclusive, o governador garantiu a assinatura de um termo que permitirá ao Governo do Estado iniciar de imediato o projeto de implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), em Campina Grande. “Nós conseguimos marcar para o dia 17 a assinatura de um termo entre o Governo da Paraíba, a concessionária e o Ministério, visando a transferência para o Estado da faixa de domínio para podermos trabalhar, de forma definitiva, o projeto de implantação do VLT de Campina Grande”, explicou o João Azevedo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fontes: assessoria + REDAÇÃO