Na mesma semana em que foi anunciada a proximidade da marca de 250 mil toneladas de granéis sólidos movimentadas no Porto de Cabedelo, a Gerência de Operações da Companhia Docas da Paraíba (Docas-PB) confirmou a vinda de uma importante carga para um dos berços de atracação em Cabedelo.

A cervejaria Heineken, uma das maiores do mundo, escolheu o Porto de Cabedelo como opção logística e fará a descarga de 13 mil toneladas de malte no dia 17 de junho. Operando nos principais portos do Brasil e do mundo, a chegada da cervejaria no hall de empresas que operam com a Docas-PB mostra o grau de comprometimento da companhia em ser referência entre os players do setor.

“Essa carga e a chegada da Heineken mostram que estamos no caminho certo, com uma gestão de resultados, o que proporciona um Porto ainda mais competitivo no cenário comercial do Brasil”, afirma a presidente da Docas-PB, Gilmara Temóteo. “Já somos destaque na localização, sendo um acesso rápido e prático a várias regiões do Brasil e também a todos os continentes do mundo. Com mais investimentos e mais cargas, ampliaremos nossa participação no mercado nacional e internacional”, reforça a presidente. Na ocasião, ela ainda parabenizou a empresa Top Log como operador portuário e captador dessa carga para o Porto de Cabedelo.

Resultados — Nos últimos anos, o Porto de Cabedelo tem apresentado números significativos para as economias local e nacional. Em 2017, foram movimentadas 1.048.072 toneladas, o que representa 11,4% a mais do que 2016. Já no ano seguinte, o resultado foi 17,4% mais positivo com a movimentação de 1.230.741 toneladas – uma diferença de 182,6 mil toneladas. Em 2019 estão sendo registrados resultados promissores, principalmente com o adendo de novas cargas, novos negócios e números ainda melhores.

Investimentos— Os resultados positivos só são possíveis graças a uma série de ações e investimentos tanto na infraestrutura, quanto no funcionamento logístico-operacional do Porto. A instalação do sistema de iluminação noturna está prestes a ser concluída – essa é a última etapa para que o Porto de Cabedelo possa receber navios também no período da noite.

Paralelamente, com o resultado do leilão de três áreas, haverá um investimento de mais de R$ 1,2 milhão; e também estão em curso as tratativas para a instalação do estaleiro em Lucena, como também a licitação para a última etapa da dragagem do canal de acesso.

 

 

 

 

 

 

 

 

Fontes: secom + REDAÇÃO