O Governo do Estado realiza, a partir desta quinta-feira (30), nas cidades de Itabaiana, Mamanguape e João Pessoa, respectivamente, as últimas audiências públicas regionais do Orçamento Democrático Estadual – Ciclo 2019. O Ciclo de audiências do OD Estadual chega ao fim após a realização de 17 grandes plenárias em todo o Estado. As últimas audiências deste ciclo devem envolver a participação de 41 municípios integrantes das regiões.

Mais de 34 mil pessoas já participaram das audiências realizadas em 14 regiões geoadministrativas elegendo as prioridades de investimentos para o próximo ano orçamentário.

A audiência em Itabaiana (12ª região geoadministrativa) será realizada, nesta quinta-feira (30), a partir das 19h, no pátio interno da Escola Cidadã Integral (ECIT) Dr. Antônio Batista Santiago, localizado na Avenida Presidente João Pessoa. A plenária de Mamanguape (14ª região) acontece na sexta-feira (31), a partir das 19h, no ginásio da ECIT João da Matta Cavalcanti, localizado no Conjunto Nossa Senhora da Penha I.

Por último, encerrando o ciclo 2019, a audiência de João Pessoa (1ª região geoadministrativa). A audiência, na Capital, acontecerá no sábado (1º), a partir das 16h30, na Praça do Povo, no Espaço Cultural, no bairro de Tambauzinho.

Assim como aconteceu nas demais 14 regiões, a população que for participar dessas últimas plenárias deverá acessar o credenciamento, nos locais sinalizados, e preencher a ficha de prioridade com as sugestões de obras, ações e/ou serviços que gostaria que fossem executados pelo Governo do Estado nas respectivas regiões.

As audiências do Orçamento Democrático Estadual são espaços públicos de diálogo com o governo, onde a população é convidada a indicar e eleger até três prioridades de investimentos. São essas prioridades que subsidiarão as peças orçamentárias do próximo ano.
A população também poderá participar, por meio do credenciamento eletrônico, elegendo as prioridades e validando-as no dia da plenária. O credenciamento eletrônico pode ser feito por meio do Portal da Cidadania, disponível no Portal do Governo, no endereço eletrônico www. portaldacidadania.pb.gov.br.

É nas audiências que o governo também presta contas dos investimentos realizados na região, a partir das prioridades elencadas no ciclo anterior, assim como de outras ações não necessariamente demandadas por meio das plenárias do OD Estadual.
O Governo do Estado já realizou 14 audiências, neste ciclo 2019, contemplando as regiões de Cajazeiras, Sousa, Catolé do Rocha, Pombal, Campina Grande, Esperança, Solânea, Soledade, Princesa Isabel, Itaporanga, Patos, Sumé, Cuité e Guarabira, reunindo milhares de pessoas que saíram de suas comunidades para dialogar diretamente com o governo, sobre os gastos públicos e investimentos para as regiões.

Próxima etapa do ciclo 2019 – O Planejamento Democrático será a próxima etapa do ciclo de atividades do OD Estadual, onde conselheiros e secretários do governo dialogarão sobre as prioridades eleitas e obras indicadas pelas populações participantes das 17 audiências realizadas. A programação do Planejamento Democrático será divulgada em breve pela Secretaria Executiva do Orçamento Democrático Estadual.

Municípios que integram a região de Itabaiana: Caldas Brandão, Gurinhém, Ingá, Itabaiana, Itatuba, Juarez Távora, Juripiranga, Mogeiro, Pedras de Fogo, Pilar, Riachão do Bacamarte, Salgado de São Félix, São José dos Ramos, São Miguel de Taipu e Serra Redonda.

Mamanguape: Baía da Traição, Capim, Curral de Cima, Cuité de Mamanguape, Itapororoca, Jacaraú, Lagoa de Dentro, Mamanguape, Marcação, Mataraca, Pedro Régis e Rio Tinto.

João Pessoa: Alhandra, Bayeux, Caaporã, Cabedelo, Conde, Cruz do Espírito Santo, João Pessoa, Lucena, Mari, Pitimbu, Riachão do Poço, Santa Rita, Sapé e Sobrado.

 

 

 

 

 

 

 

 

Fontes: secom + REDAÇÃO