O Departamento de Economia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) comemorará os 70 anos de criação do curso de Ciências Econômicas de 04 a 08 de dezembro, com homenagens, palestra de convidado nacional, dez minicursos, atração cultural e coquetel no campus-sede, em João Pessoa.

Criado em 1948, com atividades em prédio (foto) próximo ao Pavilhão do Chá, onde funciona atualmente a Academia de Comércio Epitácio Pessoa, no Centro Histórico da cidade, é segundo mais antigo do Estado e o primeiro da capital. Inaugurada em 1922, a construção é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba desde 2 de dezembro de 1998, em virtude de seu valor histórico-cultural.

De acordo com ranking da Folha de São Paulo de 2017, o curso de Ciências Econômicas da UFPB está entre os 25 melhores do país. Já a pós-graduação é uma das três mais bem avaliadas do Nordeste, segundo a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), e está entre as vinte e cinco da América Latina e as oito do Brasil, conforme o ranking da Tilburg University de 2018, na Holanda.

Segundo a professora Gabriela Bezerra, que integra a comissão organizadora do evento celebrativo, em ações de extensão na Paraíba, o Departamento de Economia tem desenvolvido parcerias com foco na melhoria da gestão pública, sobretudo no Governo do Estado, no Ministério Público e no Tribunal de Contas da Paraíba.

“O projeto Sala de Ações, coordenado pelo professor Sinézio Maia, em atividade há mais de dez anos para a promoção da Educação Financeira, é o que tem atraído mais estudantes, devido ao crescente interesse pela atuação no mercado financeiro”, destaca.

Programação

A solenidade comemorativa ocorrerá no dia 04 de dezembro, a partir das 18h30, no Auditório Milton Paiva, no prédio da Reitoria, com palestra do professor Samuel de Abreu Pessôa, do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (IBRE- FGV), acerca do cenário econômico no Brasil e no mundo, e apresentação do Grupo Iamaká, dedicado ao repertório de obras renascentistas e contemporâneas.

Na ocasião, também serão concedidas honrarias a servidores docentes e técnico-administrativos, além de comunicações orais sobre as mais recentes produções acadêmicas na graduação e na pós-graduação.

Os dez minicursos, entre eles um sobre bolsa de valores, ocorrerão no Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), nos dias 4, 5 e 8 de dezembtro, nos turnos da manhã e da tarde. As inscrições devem ser realizadas através do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa). A programação completa pode ser conferida no perfil da coordenação do curso no Facebook.

Fonte: ascomufpb + REDAÇÃO