O advogado e ex-deputado estadual, Gilvan Freire (sem partido), foi condenado em decisão da juíza Andreia Galdino, da 4ª Vara Criminal de João Pessoa, a 8 meses de detenção e 13 dias-multa por, segundo denuncia do Ministério Público Estado, ter caluniado o secretário de Segurança Pública da Paraíba, delegado aposentado da Polícia Federal, Cláudio Lima. Segundo a sentença, a pena privativa de liberdade será cumprida, inicialmente, em regime aberto e substituída por uma pena restritiva de direito na modalidade prestação de serviço a comunidade em local a ser designada pela Vara de Execuções Penais.

O processo teve início em 2012, quando Gilvan Freire acusou o secretário Cláudio Lima de manipulr os índices de criminalidade na Paraíba. Gilvan disse também que Cláudio Lima já havia sido denunciado pela mesma prática quando foi secretário de segurança do vizinho estado do Pernambuco”.

As declarações de Gilvan foram feitas durante mesa redonda no programa Polêmica Paraíba, da 101 FM de João Pessoa. Gilvan previu que “nos próximos dias a Polícia Civil, setores da Polícia Civil, vão informar a população que tá havendo manipulação de estatísticas de crimes na Paraíba. Estariam escondendo números e que o atual secretário já tinha sido responsabilizado em Pernambuco por ter usado o mesmo expediente”, afirmou o advogado a época.

Cláudio Lima chegou a convidar Gilvan Freira a ir na Secretaria de Segurança e conhecer a metodologia utilizada para compilar os dados, mas o acusado nunca atendeu ao convite.

Segundo a juíza, diante das provas apresentadas, inclusive um DVD com as declarações do ex-deputado, não restou dúvidas que Gilvan Freire imputou falsamente à vítima, conduta criminosa.

 

 

 

 

 

 

 

 

Fontes: marcoswseric + REDAÇÃO