O líder do Democratas na Câmara, deputado Efraim Filho (PB), alertou para a delicada situação do processo eleitoral de Bananeiras. “Ultimamente, a polêmica tem tomado conta cidade, especialmente após a surpreendente cassação, em 1º instância do prefeito Douglas Lucena e do vice, Guga Aragão”, ressaltou.

Efraim lembrou que a cidade tem se destacado como um dos destinos paraibanos mais visitados no São João, além do êxito na gestão de condomínios e empreendimentos imobiliários. “Porém, infelizmente agora o que chama a atenção é o cenário político conturbado”, ponderou.

E é justamente esse cenário que Efraim começou a desvendar para a população. Ele afirmou que chegaram ao conhecimento da Justiça eleitoral, provas que podem confirmar as suspeitas de tráfico de influência e perseguição política como a principal motivação para a cassação do prefeito Douglas Lucena e seu vice, Guga Aragão.

O candidato derrotado, Matheus Bezerra, é genro do desembargador Zeca Porto, e segundo consta na gravação já em poder do corregedor do TRE-PB, teria exercido pressão sobre o juiz Jailson Suassuna para conseguir o resultado da cassação. No áudio o juiz deixa claro que teme estar sendo grampeado pelo desembargador, e orienta o prefeito como recorrer da sua própria sentença indicando os pontos mais frágeis para reforma-la no tribunal. “É o peso da consciência de não ter tomado a decisão mais justa e prejudicado a imagem, a carreira e a família de um jovem gestor”, declarou Efraim.

Segundo o deputado, as informações a que teve acesso deixam claro que a pressão política e o abuso de poder foram os principais instrumentos utilizados pela oposição para vencer o processo judicial. “A população de Bananeiras, a sociedade e a Justiça Paraibana tomarão conhecimento de um jogo sujo para que alguém assuma o poder a qualquer custo”, apontou. “Quando essas provas vierem à tona, o processo mudará de rumo e ficará comprovada a inocência do prefeito Douglas e seu vice Guga”, assegurou.

O parlamentar paraibano encerrou dizendo que é preciso que se faça justiça nesse caso. “É preciso devolver ao povo de Bananeiras o resultado de sua decisão, o resultado de sua democracia, e o nome a um gestor correto e eficiente”, concluiu.

 

Em nota, o desembargador Zeca Porto rebateu as acusações do deputado e desfiou o mesmo a se despir do manto da imunidade parlamentar para responder as ações que ele promoverá cível e penalmente.

Nota de esclarecimento

A respeito do pronunciamento do eminente deputado Federal Efraim Morais Filho, efetuado ontem da tribuna da Câmara dos Deputados, envolvendo o meu nome no processo eleitoral movido em desfavor do senhor Douglas Lucena Moura de Medeiros, prefeito do município de Bananeiras, venho, por respeito ao povo paraibano, prestar os seguintes esclarecimentos:

1 – O advogado Matheus de Melo Bezerra Cavalcanti não é meu genro, conforme proclamou o ilustre parlamentar de forma inverídica e intencional;

2 – Em nenhum momento tratei com o juiz Jailson Shizue Suassuna, a respeito do aludido procedimento eleitoral, fato que poderá ser comprovado com o declinado magistrado;

3 – Na verdade, o deputado Efraim Morais de forma deselegante e açodada, busca politizar o processo em tramitação perante o Poder Judiciário Eleitoral com o objetivo adrede, claro e evidente de tentar intimidar e constranger os membros do TRE/PB, colegiado competente para o julgamento do recurso interposto pelo senhor Douglas Lucena;

4 – Promoverei no campo do direito penal e cível as competentes ações. Espero que o destemido deputado Efraim Morais Filho desça da tribuna da Câmara para responder as ações mencionadas, despido do manto da imunidade parlamentar, como cidadão, pois, todos nós somos iguais perante a lei.

João Pessoa, 29 de novembro de 2017.

José Ricardo Porto

Desembargador do Tribunal de Justiça da Paraíba.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fontes: newsparaiba + osguedes +  REDAÇÃO