O deputado João Gonçalves (PDT) nasceu em 02 de novembro, mas sua mãe só o registrou um dia depois. Mas, a “relação fúnebre” permanece até hoje. João passou, a partir dos 15 anos de idade, a comemorar o aniversário dentro de um cemitério. E, este ano, não vai ser diferente. O parlamentar já avisou que nesta quinta-feira, Dia de Finados, permanecerá ao lado de defuntos das 8 às 20 horas. “É uma coisa que faço sem problema desde os quinze anos”, contou.

A ligação do deputado com “os mortos” não se resume à comemoração do aniversário em um cemitério. Gonçalves é o maior doador de caixões entre os colegas de Assembleia Legislativa. E só perde um funeral se não chegar em tempo hábil, mas, faz questão de comparecer e, de preferência, pegar na alça do ataúde, percorrendo o caminho do velório até o túmulo.

João Gonçalves tem muitas histórias sobre sua trajetória sepulcral. Uma delas, fala da origem da decisão de doar caixões. Segundo ele, ela foi tomada após ver um defunto pobre ser levado ao túmulo num “caixão de caridade”. O corpo foi deixado no túmulo e o coveiro retornou com o caixão, onde colocou-se outro morto de família carente. Ao presenciar a cena, o deputado prometeu comprar e distribuir caixões, sempre que for chamado para um enterro.

Até hoje ele cumpre a promessa e não pensa em parar tão cedo. Por conta disso, ganhou o apelido de João do caixão.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fontes: blogvanderlanfarias + REDAÇÃO