Depois de realizar vários protestos por bairros de João Pessoa, inclusive em frente ao Centro Administrativo Municipal, um grupo de carroceiros decidiu realizar um manifesto, na manhã desta terça-feira (29), dessa vez, em frente a sede do parlamento municipal.

Eles protestam contra a lei que proíbe a circulação de veículos de tração animal na cidade, de autoria do vereador Bruno Farias (PPS). São dezenas de manifestantes com faixas que exigem que a Câmara revoguem a lei.

O grupo exige uma audiência com os vereadores a fim de encontrar um ‘meio termo’ para a polêmica. A maiori reivindicação é o direito de trabalhar.

A lei foi sancionada pelo prefeito Luciano Cartaxo (PSD) e a proibição está valendo desde o dia 23 de janeiro de 2016.

Além do trânsito, fica também vedada a permanência desses animais, soltos ou atados por cordas, ou por outros meios, em vias ou em logradouros públicos. No caso do trânsito de veículos de tração animal em locais e condições permitidas, a lei ainda regulamenta o uso.

Condições como o registro do animal, limitação do trabalho do animal, espaço de pastagem distante de vias asfaltadas e a proibição do uso de chicote ou qualquer instrumento que gere sofrimento ao animal.

A lei determina também que o animal não carregue mais que 20% do seu peso, nem preso a um veículo, nem com carga ou pessoa montada.

Diante do protesto, o ⁠⁠⁠⁠⁠presidente da CMJP, vereador Marcus Vinícius (PSDB), recebeu comissão de represente dos carroceiros para conversar e, através do diálogo, encontrar uma solução para o problema.

 

 

 

 

 

 

Fontes: pbagora + REDAÇÃO