deputado-procura-se

Durante anos a fio a região de Cajazeiras teve na figura de Edme Tavares de Albuquerque o seu legítimo representante na Câmara Federal. Foram tempos de conquistas muitas e indistintas porque havia uma identificação direta entre representante e representados. Ambos originários do mesmo habitat sócio-político-econômico. Em outras palavras, havia uma cumplicidade fruto da conterraneidade que facilitava contatos e abria portas entre os dois polos.

Depois de Edme Tavares ainda tivemos Zuca Moreira, também aborígene de nossa terras sertanejas, mas por um período de apenas um mandato.

De lá para cá, nunca mais o Alto Sertão se fez representar na Câmara dos Deputados por alguém que tenha aquela ‘identificação digital’ com nossa origens. Basta que olhemos os boletins de urnas das últimas eleições para vermos quantos deputados federais são votados nas terras do Alto Piranhas.

Daí colhem frutos eleitorais chamados votos e, eleitos, em geral não retribuem em realizações os apoios recebidos. O fazem em suas verdadeiras origens! Ou seja: estamos engordando a cria do vizinho e esquecendo a nossa. E isso nada tem a ver com xenofobia, como pode parecer para alguns. Tem a ver com a constatação de que, enquanto representados por “gente de casa”, ela sempre esteve mais cuidada.

Estamos prestes a concluir uma eleição municipal e, como sempre, dia seguinte à apuração e declaração dos resultados, já estaremos falando e discutindo as eleições 2018. E não há nada de errado nisso, vez que a política é a ‘canaleta’ por onde passam as demandas do nosso dia-a-dia. Assim, comecemos a discutir e refletir sobre a necessidade de termos um “novo Edme Tavares” a nos representar na casa do povo do Congresso Nacional.

Nomes não nos faltam, o que esteve faltando até hoje foi o despertar dessa necessidade que agora vemos urgente. No contexto dessa necessidade incluem-se todos os municípios do Alto Sertão, sem exceção. Não se quer privilegiar este ou aquele município. Não. O que se pretender e o que precisamos é de um legítimo conterrâneo sertanejo a falar, reivindicar, protestar, peticionar…, agir em nosso nome. Em nome do Alto Sertão.

Precisamos de um novo Edme Tavares!

 

S O L T A S

. Neste domingo (2) o povo vai eleger prefeitos para administrarem seus municípios pelos próximos quatro anos. A consequência do seu voto, portanto, é bem duradoura nas nossas vidas. Portanto, utilize-o bem!

. Pesquisas contratadas por gente séria e feitas por gente séria, não erram.
Domingo saberemos se os contratantes e os contratados eram mesmo sérios!

. Nos 23 anos que moro na Paraíba, confesso, nunca conheci um governador tão determinado em realizar obras como Ricardo Coutinho!

. Sabem por que nossos congressistas não fazem a tão necessária reforma política no Brasil? Porque aqui eles só reformam o que não lhes toca: a Previdência Social, a Lei Trabalhista…

. Em virtude da eleição neste domingo, o Trem das Onze retorna no próximo dia 9.