Charliton Machado 1

Professor Charliton entra com ação no MPPB para saber quantas pessoas trabalham no gabinete do prefeito Luciano Cartaxo

No final da tarde desta quarta-feira, 31, o Professor Charliton entrou com uma ação no Ministério Público da Paraíba para saber informações que não foram respondidas pela Prefeitura de João Pessoa nem pelo prefeito Luciano Cartaxo. Durante o debate da última terça, 30, o candidato do PT questionou a falta de transparência do gestor municipal quando o assunto é a quantidade de pessoas que trabalham no seu gabinete.

“Minha pergunta foi simples. Perguntei se o prefeito está tendo o cuidado de informar corretamente como o dinheiro do povo está sendo gasto, e em especial informações sobre a lotação de pessoas no gabinete. Como não tive resposta, resolvi entrar com uma ação, e espero que ao Ministério Público a Prefeitura tenha essas informações”, disse o candidato do Partido dos Trabalhadores.

O Professor Charliton contou que no dia 18 de julho de 2016 fez um pedido de informação simples a Prefeitura Municipal de João Pessoa para saber quantos funcionários estão locados no Gabinete do Prefeito, quais as suas funções, quanto ganham e se são efetivos, prestadores de serviço ou comissionados: “Essa informação pode ser solicitada por qualquer cidadão, e assim fiz. O problema é que até hoje não tive nenhuma resposta. Por qual motivo o prefeito não permite que as pessoas saibam quantas pessoas trabalham no seu Gabinete, se é que trabalham, e quanto recebem? O que o prefeito, que diz ser tão transparente, tenta esconder?”.

“A população de João Pessoa precisa sim saber esses números. Será que no Gabinete do prefeito estão alguns dos 3.457 novos prestadores de serviço contratados entre 1º de fevereiro e 30 de abril? Essa é uma informação do Tribunal de Contas do Estado, e espero que a gestão não queira desqualificar um órgão tão sério e competente”, ressaltou.

Ainda lembrando os dados do TCE, o candidato do PT ressaltou que para um prefeito que fala tanto em Cris, como é possível contratar uma média de 38,4 novas pessoas por dia: “O que justifica aumentar a folha de pessoal de forma estratosférica? Nem preciso lembrar que isso acontece em um período eleitoral, e com base nisso podemos tirar diversas conclusões, mas nem irei falar o que passa pela minha cabeça”.

O candidato do PT colocou também que a contratação excessiva de temporários eleva o gasto com pessoal, e por outro lado os efetivos não receberam nenhum reajuste salarial. “Atualmente, mais de 60% dos servidores da PMJP são comissionados ou temporários, o que é um percentual injustificável. Se existe a necessidade de pessoal na administração pública municipal, que a sua entrada seja feita da forma correta, através de concurso público. Defendemos a transparência total dos gastos públicos, e com isso, nada de guardar ‘a sete chaves’ a folha de pagamento. Qualquer pessoa deve ter acesso aos gastos do governo, inclusive aos salários dos servidores”, concluiu.

A Coligação capitaneada pelo prefeito Luciano Cartaxo ainda não se manifestou sobre o caso.