Ricardo Coutinho PM

O governador Ricardo Coutinho, do PSB, anunciou, nesta quinta-feira (25), a convocação de mais 320 aprovados no concurso da Polícia Militar da Paraíba para iniciar o Curso de Formação. Os candidatos deverão ser convocados na próxima segunda-feira (29).

O anúncio acontece no mesmo dia em que é comemorado o dia do Soldado. Atualmente cerca de 800 candidatos foram aprovados no certame, restando apenas o Curso de Formação.

A informação foi veiculada na tarde de hoje, durante o programa Fala Paraíba, na Rádio Tabajara. Ele afirmou que esses policiais não foram classificados no concurso público, mas estão sendo chamados para reforçar os quadros da PM.

OUÇA:

♫FALA GOVERNADOR 25-08-16- Convocacao PMs

♫FALA GOVERNADOR 25-08-16- Convocacao PMs 2

“É bom que se diga que já convoquei todos os concursados e esses que serão chamados para o curso de preparação já na próxima segunda, não foram classificados no concurso. Mas isso revela o nosso compromisso com a Segurança Pública. É um esforço grande que o Estado faz para contratar esses profissionais, mas vamos fazer”, destacou.

COMTE PM

O comandante geral da Polícia Militar, coronel Euller Chaves, destacou a importância dessa convocação: “Essa convocação reafirma o compromisso do governador Ricardo Coutinho com a Segurança Pública, que mesmo diante do cenário de crise financeira com a queda dos repasses federais para o Estado, anunciou mais esse investimento, desta vez para reforçar o efetivo da Polícia Militar, chegando a mais de 1.800 convocados de 2011 até agora na instituição”, informou.

A distribuição das vagas por regiões está sendo analisada em conjunto pela Secretaria de Estado da Segurança e da Defesa Social (Seds) e o comando da Polícia Militar. Será definida uma data para que os candidatos convocados apresentem a documentação definida no edital.

Os documentos exigidos são: Originais e cópias autenticadas da cédula de identidade, CPF, PIS/PASEP, certidão de nascimento ou casamento, título de eleitor, comprovante de que está em dia com as obrigações eleitorais, certificado de conclusão do ensino médio, histórico escolar, duas fotos 3X4 coloridas recentes (descoberto e de frente), original do documento comprobatório de quitação com o serviço militar para os candidatos do sexo masculino, atestado de bons antecedentes – fornecido pela Secretaria de Estado da Segurança e da Defesa Social (Seds), certidões criminais das Justiças Estadual e Federal, além do atestado de boa conduta fornecido pelo estabelecimento de ensino em que estudou o ensino médio ou equivalente.

CONTRATAÇÕES

Ainda na entrevista o governador ressaltou que foi o governador que mais contratou agentes de segurança da história da Paraíba. Entretanto, destacou que segurança não se faz apenas com a conteatação de policiais.

“Estamos fazendo a nossa parte, mas com a cosnciência de que segurança não se faz apenas com contratação de policiais. Eu sou o governador que mais contratou agentes de segurança na Paraíba. Com essas novas contratações, já são 1824 policiais contratados no meu governo. O maior da história desse estado”, concluiu.

EXPLOSÃO DE BANCOS

O governador também informou que se reunirá com a presidência da Febraban (Federação Brasileira de Bancos) para discutir soluções que inibam o ataque a caixas eletrônicos na Paraíba. “Vou cobrar uma nova postura dos bancos. Não posso colocar policial para tomar conta de dinheiro do banco”, disse Ricardo Coutinho.

Ele adiantou que pedirá à Febraban que utilize tecnologia para inutilizar cédulas em caso de explosão ou que viabilize a emissão de gases tóxicos em caso de explosão. O gestor voltou a defender que os bancos precisam esvaziar os caixas eletrônicos à noite, voltando a abastecer no início da manhã seguinte.

FEBRABAN

O governador,a propósito, confirmou que se reunirá, na próxima semana, com a presidência da Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Na pauta, a discussão sobre as explosões de agências e correspondentes bancários na Paraíba e a cobrança por uma ação enérgica das entidades para tentar inibir os ataque a caixas eletrônicos na Paraíba.

Ricardo Coutinho ainda fez um comparativo entre o número de 700 pontos bancários instalados na Paraíba e a quantidade de policiais militares que poderiam fazer a segurança. “Se você fosse colocar três homens por turno em cada ponto daria 8.400, ou seja, seria quase todo o efetivo da Polícia para tomar conta de dinheiro privado, isso não tem lógica”, comentou.

“Vou cobrar uma nova postura dos bancos. Não posso colocar policial para tomar conta de dinheiro do banco”, complementou.
Fontes: pbagora + wscom + tabajara + REDAÇÃO