Charliton

Na noite desta sexta-feira, 5, no aniversário de 431 anos de João Pessoa, o Professor Charliton, pré-candidato do PT a prefeito, esteve na tradicional Festa das Neves, e fez uma análise sobre a forma como a festa está sendo negligenciada pelos gestores municipais. “A Festa das Neves é historicamente um dos eventos religiosos, e profanos, mais importantes da nossa cidade, e o que estamos vendo no decorrer dos anos é o seu enfraquecimento. Tenho receio que chegue o dia que ela deixe de acontecer”, disse.

Circulando pelos espaços delimitados para a festa, o Professor Charliton lembrou como era antigamente a Festa das Neves: “Sabemos que antigamente a festa ocupava um espaço muito maior, e famílias se programavam para passear pelos brinquedos e barracas de jogos, comer nas lanchonetes e assistir aos shows que agradavam os diversos tipos de estilo. Hoje as pessoas demonstram medo em levar seus filhos, e a programação não é mais tão atrativa. A decadência da Festa das Neves é o reflexo da incompetência da gestão municipal”.

“A Festa das Neves faz parte do patrimônio cultural de João Pessoa, e deve ser preservada. Ela está recebendo o mesmo tratamento dado ao Carnaval Tradição e as outras manifestações da nossa cultura popular. A Prefeitura tem ‘olhos’ apenas para os grandes shows, e nada de ações com foco nas políticas públicas culturais ou no fortalecimento da cultura popular”, ressaltou.

Negligências da Prefeitura de João Pessoa

O Professor Charliton comentou sobre a postura da Prefeitura quando o assunto é cultura: “Sabemos que cultura envolve várias temas, entre eles, a educação, preservação do patrimônio histórico e fortalecimento da arte produzida na cidade. Não vemos investimentos do prefeito Luciano Cartaxo em nada, ao contrário, o que temos são problemas e promessas não cumpridas”.

Entre os problemas verificados, o pré-candidato do PT lembrou a situação de abandono do Centro Histórico: “Andando pelas ruas do Centro da cidade nos deparamos com construções lindas, que contam um momento da nossa cidade, com as suas estruturas apoiadas em escoras de madeira. O Hotel Globo ainda está de pé por causa de uma ação do Ministério Público, pois se fosse pela Prefeitura aquele prédio não existiria mais”.

“O Conventinho continua sem portão, e nenhum sinal da obra de restauração para que aquele espaço seja transformado em um local para a realização de diversas atividades. Temos prédios que poderiam ser a sede da nossa Biblioteca Municipal, mas não temos vontade política. A requalificação do Centro Histórico simplesmente é uma pauta inexistente para o prefeito e seus secretários”, criticou.

Finalizando, o Professor Charliton Machado lembrou que por falta de visão e competência da Prefeitura o Centro Histórico deixou de se transformar no Parque Tecnológico da cidade, o que conseqüentemente ajudaria no trabalho de requalificação daquele espaço: “Gestores de outras cidades perceberam o quanto um Parque Tecnológico pode contribuir com a economia local, o que não aconteceu em João Pessoa. Falando com especialistas verificamos que isso é totalmente viável, e que a cidade poderia ganhar muito com a implantação de um Parque Tecnológico no Centro Histórico. Infelizmente temos uma Prefeitura limitada nas suas ideias, sem comprometimento com a cidade e que foca na política da maquiagem”.

 

Fontes: paraiba + REDAÇÃO