Brasília - O presidente da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Cachoeira, senador Vital do Rego, faz um balanço dos trabalhos realizados no primeiro semestre pela comissão

A Procuradoria-Geral da República (PGR) solicitou ao Supremo Tribunal Federal (STF) autorização para investigar o senador Aécio Neves (PSDB-MG), o deputado Marco Maia (PT-RS) e o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Vital do Rêgo com base em denúncias feitas pelo senador Delcídio do Amaral (sem partido-MS) em delação premiada, informou a PGR nesta segunda-feira.

O pedido de investigação feito pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, contra Aécio envolve acusação de recebimento de propina relativa à estatal de energia Furnas, enquanto as denúncias contra Maia e o ex-deputado Vital do Rêgo dizem respeito à CPMI da Petrobras em 2014, de acordo com a PGR.

Delcídio, ex-líder do governo no Senado que foi preso em novembro do ano passado acusado de tentar obstruir as investigações da operação Lava Jato, disse em sua delação premiada que Marco Maia, seu ex-colega no PT, e o ex-deputado do PMDB Vital do Rêgo, que foi presidente da CPMI, cobravam propina para barrar investigações contra empreiteiros envolvidos na Lava Jato.

Sobre Aécio, que é presidente nacional do PSDB, Delcídio afirmou que o senador era um dos políticos beneficiados de um esquema de corrupção em Furnas semelhante ao descoberto na Petrobras.

Quando a delação de Delcídio foi divulgada pelo STF, a assessoria de imprensa de Aécio negou a acusação.

Procurado pela Reuters, o TCU não tinha comentários de imediato nesta segunda-feira sobre a investigação envolvendo o ministro Vital do Rêgo. O deputado Marco Maia não foi localizado de imediato para comentar.

Delcídio foi preso no ano passado acusado de tentar obstruir os trabalhos da Lava Jato após ser flagrado em uma gravação oferecendo dinheiro, influência junto ao Judiciário e até uma rota de fuga para favorecer o ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró em troca do silêncio dele na Lava Jato.

O parlamentar foi solto em fevereiro e fechou acordo de delação premiada com os procuradores da Lava Jato, em que fez acusações a vários políticos, entre eles a presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, além de Aécio Neves e outros nomes.

Vital do Rêgo diz que são ilações

Em nota de sua assessoria, o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Vital do Rêgo, repudiou, na tarde desta segunda-feira (2),  as ilações  ao seu nome na delação premiada do senador Delcídio do Amaral, na Operação Lava Jato.

As denúncias de Delcídio  culminou com solicitação do procurador-geral da República, Rodrigo Janot,  ao Supremo Tribunal Federal (STF) para abrir inquérito e  investigar  suposta  participação do paraibano em esquema com o objetivo de impedir convocações na CPMI da Petrobras.

De acordo com a nota, Vital do Rêgo informa que está a disposição das instituições para qualquer esclarecimento.

Confira a nota:

Ao tempo que reitera o repúdio às ilações associadas a seu nome na referida delação premiada, desprovidas de qualquer verossimilhança, o Ministro Vital do Rêgo informa que está à disposição das instituições para qualquer esclarecimento.

Os pedidos de abertura de inquérito ainda precisam ser analisados pelo ministro Teori Zavascki, relator da Lava Jato no Supremo.

 

 

Fonte: reuters + REDAÇÃO