Cadê o dinheiro

A operação foi batizada de Andaime em razão de as fraudes terem ocorrido na área de construção civil

O repórter secreto do programa Fantástico da Rede Globo percorreu várias cidades do Sertão do Estado da Paraíba, todas envolvidas em esquema de desvio de dinheiro investigado pelo Ministério Público Federal, Controladoria Geral da União, Polícia Federal e Ministério Público Estadual. O rombo pode chegar a R$ 200 milhões e até 80 cidades pode ter sido vítima do esquema.

A Operação Andaime apontou irregularidades como a atuação de empresas-fantasma, superfaturamento e pagamentos por serviços não executados. Desde que a operação foi deflagrada em junho, o MPF ofereceu três denúncias que totalizaram, até o momento, 223 delitos praticados, atingindo os municípios paraibanos de Joca Claudino, Bernardino Batista e Cajazeiras, Cachoeira dos Índios e Marizópolis.

Um empresário envolvido no esquema, Francisco Justino, assinou um acordo de deleção premiada e revelou como funcionava o esquema. Segundo Justino, ele apenas emprestava o nome da sua empresa para vencer as licitações, mas a obra quem tocava era as prefeituras com maquinas e matérias comprados com recursos públicos. As obras também eram superfaturadas e muitas delas não eram concluídas e entregues a população.

Justino revelou ter participado de mais de 177 licitações fraudulentas.

ASSISTA:

 

 

Fonte: wscom + REDAÇÃO