Eleições Municipais 2016

* Fernando Caldeira

Findo o carnaval, agora sim começa pra valer a campanha sucessória municipal de 2016 em Cajazeiras.

De um lado a pré-candidatura da atual prefeita Denise Albuquerque (PSB), de outro as pré-candidaturas de Antônio Gobira (PSOL), José Aldemir (PEN) e possivelmente do PT, ainda sem nome.

Se esse quadro de fato se cristalizar, aparentemente beneficiará a candidatura oficial de Denise ante a divisão de votos das oposições num pleito em que a ‘parada’ é definida num só turno. Aparentemente!

Mas, por que a dúvida do beneficiamento automático da candidatura oficial pela divisão dos votos das possíveis candidaturas de oposição em Cajazeiras?

Explico: tivesse a administração municipal um elenco de obras suas para mostrar; não pesasse sobre ela a desconfiança de atos administrativos que estão sendo questionados na Justiça Federal; não fossem decisões políticas que geram insatisfações generalizadas dentro e fora do grupo, certamente essa divisão das oposições reverteria em bônus automáticos para a recandidatura Denise.
Porém, a realidade é outra! E sendo assim a divisão das oposições pode deixar de ser um benefício para a candidata à reeleição, e representar um reforço na artilharia anti governo municipal
.
Em outras palavras, enfraquecida administrativa e politicamente a gestão municipal, como acontece atualmente, a ampliação dos ataques e críticas a ela pode representar a fuga de votos e apoios que antes lhe eram certos e seguros.

Se houver portanto uma pulverização de candidaturas oposicionistas que centralizem seus ataques ao atual modelo administrativo municipal, digo que o que seria um benefício para a recandidatura Denise, passa a ser um largo canal por onde poderão escorrer apoios e votos antes seguros e carimbados como de situação.

Se essa sangria ocorrer e não for de pronto debelada, o que necessitaria de novas práticas administrativas e políticas por parte da gestora, a reeleição do grupo de situação estará seriamente ameaçada e comprometida.

S O L T A S

. Deca é um nome importante e de peso na sucessão municipal cajazeirense. E sendo aliado do senador Cássio Cunha Lima (PSDB), certamente estará alinhado com a provável candidatura José Aldemir (PEN).

. Aldemir que, aliás, deve deixar nos próximos dias o Partido Ecológico Nacional e ingressar nas fileiras do Partido Progressista (PP). A janela de 30 dias para trocar partidária se abre no próximo dia 18.

. “Eu digo isso com tristeza, que ele tenha se conduzido para esse rumo, não podendo ser reconhecido sequer como cidadão; não tem direito e votar nem ser votado; foi meu amigo, mas devido a essas coisas, me afastei.” De Zé Aldemir sobre Carlos Antônio!

. Um canal de 700 km como o da Transposição do São Francisco tem um problema de vazamento localizado, e tem gente que festeja. Pobre Brasil!

. Neste domingo (14) o Trem das Onze entrevista o deputado Jeová Campos (PSB).