Segundo relato de João Costa, membro do Comitê das Bacias Piranhas/Açu, numa conversa com o diretor regional do DNOCS (Departamento Nacional de Obras de Combate a Seca) Dr. Francisco Mariano da Silva, este lhe informou que o órgão enviou uma solicitação a ANA (Agência Nacional das Águas) para saber o real quadro de risco do manancial diante as tragédias ocorridas nos últimos meses, e a resultado não é nada bom. A agência classificou a barragem do Açude de Engenheiro Avidos (Boqueirão de Piranhas) como de alto risco, em consonância com as diversas denúncias já veiculadas pela imprensa sobre os supostos problemas da parede do açude.

Outras informações também trazidas por João Costa é que a licitação para beneficiamento do manancial orçada em R$ 27 milhões está paralisada devido a uma decisão judicial da comarca de Campina Grande que acatou um recurso da empresa que ficou em segundo lugar na licitação. Com isso, os trabalhos de recuperação que deveriam já ter sido iniciados, continuam parados.

A direção do DNOCS deverá enviar o laudo à magistrada responsável pela decisão para chamar a atenção sobre o problema e solicitar que a ordem de serviço possa ser dada de imediato, mediante os dados apontados pela ANA.

Os deputados estaduais de Cajazeiras Jeová Campos, Junior Araújo e Dra. Paula, já se manifestaram sobre o assunto e deverão reverberar o problema na tribuna da Assembleia Legislativa já na próxima terça-feira (19) quando serão reiniciados os trabalhos legislativos.

 

 

 

 

 

 

 

 

Fontes: blogdofurao + REDAÇÃO