Dois diplomatas que ocupavam altos cargos no Consulado-Geral do Brasil em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, trocaram socos e tapas no Aeroporto Internacional de Viru Viru, no mesmo país, na manhã do dia 17 de janeiro. As imagens, gravadas pelo sistema de videomonitoramento, mostram José Augusto Silveira de Andrade Filho, antigo cônsul-geral, levando um tapa e depois desferindo um golpe em Sóstenes Arruda de Macedo, que era cônsul adjunto. A Justiça foi acionada pelos dois lados. Sóstenes, inclusive, levou ao Ministério Público da Bolívia o caso. A informação é do Portal Metrópoles.

Andrade Filho teve a indicação aprovada pelo Senado Federal no último dia 27 de novembro e foi nomeado no dia 28 de dezembro embaixador do Brasil na Namíbia a partir de fevereiro deste ano. Macedo, por outro lado, não ocupa mais o cargo e respondeu a dois processos administrativos disciplinares. De acordo com relatos ouvidos pela reportagem, os dois tinham um relacionamento complicado no ambiente de trabalho.

No vídeo, Sóstenes está de camisa preta e aparece dando um tapa no celular do colega de trabalho, que segurava o aparelho. Augusto, de branco, revida com um soco. Os dois continuam discutindo enquanto o dono do telefone pega o objeto no chão. Logo em seguida, depois de ter sido chamado, um funcionário do aeroporto aparta a briga.

“Eu fui falar com ele [Augusto]. Ele puxou o celular para me filmar e estava muito nervoso. Bati na mão dele para o celular cair. Quando caiu, ele me deu um soco. Quando me recompus, meu ímpeto foi de imediatamente reagir, mas me lembrei que estava no exterior, em local público, diante de câmeras”, descreveu Sóstenes.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fontes: wscom + REDAÇÃO