Depois da decisão que derrubou a polêmica Proposta de Emenda à Constituição que colocava fim à eleição antecipada da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), as discussões sobre o assunto se tornaram amenas e ganharam novos contornos dentro do PSB. Agora, a dúvida recai sobre quais serão os critérios que serão utilizados pelo núcleo socialista para definir o candidato que irá receber o apoio da legenda.

Há duas fortes hipóteses sendo discutidas nos bastidores. A primeira delas diz que o nome apoiado pelo PSB, após toda a celeuma repercutida pela imprensa, poderá ser alguém identificado como “socialista da gema”, que tenha um perfil mais de esquerda e ligado às pautas progressistas do chamado “coletivo girassol”. Fontes do grupo ouvidas pelo Polêmica Paraíba citaram quatro nomes: Cida Ramos, Estela Bezerra, Jeová Campos e Pollyana Dutra.

Fidelidade à agenda política é a segunda hipótese levantada. Apesar de não figurarem nesse quarteto, os nomes de Buba Germano e Hervázio Bezerra também são lembrados por causa da fidelidade deles às pautas do Governo, mesmo que não tenham um perfil tão de esquerda como os demais colegas. Por fora, estariam os nomes de Adriano Galdino e Ricardo Barbosa, que não teriam tanta simpatia como os demais nomes para ocupar à Presidência da ALPB, apesar de também possuírem o respeito da legenda.

À imprensa, os parlamentares socialistas negam que exista tal discussão, e reafirmam que a escolha se dará em tempo oportuno. Em contato recente com o portal Polêmica Paraíba, a deputada estadual Cida Ramos disse que não tem qualquer informação sobre o assunto. “É uma discussão que ainda é em fevereiro, e o eleitorado está preocupado em saber em que a Assembleia vai contribuir com sua vida”, declarou.

Em razão do tratamento médico, o deputado Buba Germano afirmou essa semana que está acompanhando as discussões da Assembleia de longe: “Estou em tratamento médico e acompanhando tudo à distância”, declarou.

Já o deputado Hervázio Bezerra negou que seja candidato. À reportagem do Arapuan Verdade, nesta quarta-feira (28), ele foi enfático: “Não sou candidato”.

A redação não conseguiu falar com os demais parlamentares do PSB. As fontes ouvidas pela reportagem do Polêmica Paraíba, porém, garantem que apesar do espaço de tempo até as eleições da Mesa Diretora, as conversas acontecem sim, e giram em torno da identidade de cada parlamentar com a legenda. O ungido deverá ser aquele cujo perfil se encaixe mais nesse critério.

 

 

 

 

 

 

 

 

Fontes: polemicaparaiba + REDAÇÃO