O Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires recebeu, nesta sexta-feira (27), gestores de saúde da Paraíba, para discussão sobre a implantação do Plano de Regulação do hospital. Estiveram presentes na reunião a secretária de Saúde do Estado, Claudia Veras, a diretora geral do Hospital Metropolitano, Roberta Abath, secretários municipais de saúde de 12 municípios, gerentes regionais de Saúde, além de representantes da equipe técnica do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba, da SES-PB e do hospital.

Durante a reunião, a gerente de Regulação da SES, Selda Gomes, apresentou o Plano de Regulação para o hospital e explicou sua importância para o bom funcionamento do Metropolitano. “A regulação de procedimentos será estadual e é de extrema importância para que o fluxo de atendimentos ocorra da melhor maneira possível. Para isso, é necessário que a população tenha em mente que esse é um equipamento de média e alta complexidade para cardiologia e neurologia, adulto e infantil. Sabemos que todos os agravos são importantes, mas precisamos focar na nossa especialidade”, disse.

Em seguida, médicos especialistas do Hospital Metropolitano fizeram uma breve apresentação sobre os atendimentos e procedimentos realizados na unidade. “Temos aqui um hospital de ponta, um verdadeiro marco não só para o estado, mas para todo o Nordeste. Precisamos da ajuda de todos vocês para que o hospital não perca o foco. Se chegam pacientes de outras patologias, o hospital acaba inflando o fluxo, o que prejudicaria o atendimento de pacientes com problemas cardiológicos, por exemplo. Por isso a regulação do atendimento é tão necessária”, explicou Gustavo Moraes, cardiologista do Metropolitano.

Depois da reunião, os gestores foram conhecer o hospital, guiados pela diretora geral, que lembrou a importância do Hospital Metropolitano para a população paraibana. “Me sinto honrada em fazer parte dessa missão de colocar em funcionamento este que é, do ponto de vista assistencial, mais que um hospital, um pilar importantíssimo do sistema de saúde. O Metropolitano tem potencial para mudar os indicadores de mortalidade por doenças cardiovasculares, mas para isso é necessário que todos os gestores de saúde da Paraíba compreendam o funcionamento do fluxo regulatório estabelecido, para que, assim, pacientes que vêm do interior possam ser atendidos ainda dentro da janela terapêutica, ou seja, período que ainda podemos mudar o quadro clínico. Assim podemos salvar vidas”, disse Roberta Abath.

Para a secretária Claudia Veras, a reunião é uma etapa importante para a saúde da Paraíba. “Estamos aqui formalizando as informações relacionadas à regulação do serviço. Muitas coisas vão acontecendo até que elas se ajustem e alguns detalhes não temos como ajustar sem colocarmos em funcionamento. Fico feliz por estar participando de mais uma etapa, pois teremos vários outros momentos como este. Esse serviço é um compromisso do Governo do Estado com sua população e estamos trabalhando para oferecer o melhor atendimento”, ressaltou.