Trauminha 2

Impacientes com a demora no atendimento, pacientes do Trauminha de Mangabeira resolveram recorrer à imprensa para chamar a atenção do prefeito Luciano Cartaxo (PSD) e denunciar a situação de abandono em que se encontra a unidade hospitalar localizada na Zona Sul da cidade de João Pessoa.

Na tarde desta quinta-feira (28), vídeos mostrando a situação do hospital foram enviados à nossa reporategem. As imagens, que foram gravadas na noite de quarta-feira (27), mostram pacientes dormindo em cadeiras por falta de macas e camas, ar condicionados quebrados e banheiros danificados.

Em uma das gravações, um paciente diz que há pessoas internadas no hospital há um mês à pera de uma cirurgia. “O caso aqui está sério, ninguém liga com ninguém”, denuncia um dos autores dos vídeos.

Há poucos dias a reportagem teve acesso, com exclusividade, ao relatório elaborado pelo Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB), apontando diversas irregularidades que colocam a vida de pacientes do Trauminha de Mangabeira em risco.

Entre outras irregularidades, o relatório do CRM-PB constatou que vários pacientes que chegam ao Trauminha são atendidos na sala de sutura, devido a superlotação da sala de emergência e urgência.

A fiscalização do CRM-PB constatou, ainda, paredes com infiltrações e contaminadas por fungos; banheiros de enfermarias sem descarga, propiciando a circulação de coliformes fecais e a infecção de pacientes internos; e coletores de urina sem tampas sendo transportados pelos corredores do hospital.

Além da precariedade na estrutura física do Trauminha, a fiscalização do CRM-PB constatou outro dado preocupante: a quantidade insuficiente de medicamentos para o tratamento de infecções bacterianas.

Clique aqui e leia o relatório do CRM-PB na íntegra.

 

Fonte: paraibaja + REDAÇÃO