José Luis Júnior

O professor Luiz Junior que vai disputar a eleição para Reitor da UFPB fecha aliança com os três campi do interior para formar a chapa que irá concorrer às eleições em maio deste ano. A sua candidata a vice-reitora será a professora Terezinha Martins, atual diretora do Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias (CCHSA), campus de Bananeiras.

A decisão foi tomada de forma consensual com as direções do Centro de Ciências Agrárias (CCA), campus de Areia, que tem a frente o professor Djail Santos; do Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE), campus de Mamanguape e Rio Tinto, que é dirigido pela professora Angeluce Barbotin; e pelo diretor do Colégio Agrícola Vidal de Negreiros (CAVN), de Bananeiras, professor Gerson Azeredo. Os vice-diretores também apoiaram a decisão.

O professor Luiz Junior afirmou que a chapa unifica os campi do interior e já sinaliza para o modelo de gestão que pretende implantar caso eleito: “Descentralização, gestão compartilhada e diálogo, esse será o eixo da nossa campanha. A presença da professora Terezinha, que é respeitada pela comunidade acadêmica por conta do excelente trabalho que desenvolve a frente do CCHSA, aponta para um novo olhar que a administração central terá em relação aos centros de ensino, não só de João Pessoa, mas também daqueles fora de sede, na busca do resgate da autonomia administrativa.”

A candidata a vice-reitora avaliou como positiva e necessária essa aliança. “Os três campi do interior, com a expansão, já tem um peso considerável na estrutura da UFPB tanto do ponto de vista quantitativo como qualitativo. É chegado o momento de trabalhar a Universidade como um todo, respeitando a pluralidade de pensamento”, afirmou.

Apoios

Além dos três diretores dos campi do interior, o professor Luiz Junior já conta com o apoio do diretor do Centro de Educação (CE), Wilson Aragão, e está dialogando com outros diretores. A presença da professora Terezinha ampliou o espaço de interlocução com os demais diretores de centro. Além disso, a chapa Luiz Junior – Terezinha já conta com apoio de importantes grupos de pesquisa e de extensão, diversos centros e diretórios acadêmicos estudantis e lideranças de servidores técnico-administrativos.

“Nós queremos o apoio de quem pensa construir um novo tempo na UFPB. Uma universidade que dialogue com a sociedade. Para tanto, precisamos urgentemente concluir as obras inacabadas, melhorar a infraestrutura de ensino, pesquisa e extensão e os indicadores de qualidade da instituição”, enfatizou Luiz Junior.

Perfil

Luiz Junior, Professor Associado II, é graduado em Ciências Econômicas pela UFPB, tem Mestrado em Educação pela UFPB e Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo. Foi chefe de gabinete da reitoria da UFPB e ex-secretário municipal de Educação de João Pessoa.

Terezinha Martins, Professora Associada III, possui graduação em Medicina Veterinária pela UFPB, mestrado em Zootecnia pela UFPB e doutorado em Zootecnia pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. Atualmente é diretora do CCHSA.

Fonte: polemicaparaiba + REDAÇÃO