Hospital de Trauma 1

A Agência Transfusional do Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena reuniu-se no auditório da unidade hospitalar, com médicos, bioquímicos, enfermeiros, e diretores para fechar o protocolo de Transfusão Maciça a ser adotado nos próximos meses. A iniciativa colocará a instituição como pioneira na rede pública do Estado a adotar a prática.

A hematologista do Hospital de Emergência e Trauma, Sandra Sibele Figueiredo, coordenadora da reunião, falou sobre a importância da conduta. “A estrutura de protocolos de atendimento de situações de trauma grave é indispensável e reduz a mortalidade deste tipo de paciente”, destacou.

A transfusão maciça é o procedimento adotado para administrar uma grande quantidade de sangue, correspondendo a um volume superior a uma vez e meia à volemia do paciente, ou seja, ao volume de sangue contido no corpo no período de 24 horas.

“Padronizar o atendimento ao paciente que necessita de Transfusão Maciça no Hospital de Trauma é um avanço muito significativo que vai beneficiar o paciente que dá entrada em estado grave com grande perda de sangue”, frisou.

Roseneide Soares, coordenadora da Agência Transfusional da unidade hospitalar, também falou a respeito do protocolo. “Por ser um hospital que recebe, com frequência, vítimas de acidentes graves, muitas vezes apresentando um quadro expressivo de hemorragia, o estabelecimento de condutas para a realização de Transfusão Maciça (TM), é fundamental para melhorar e agilizar o atendimento ao paciente”, ressaltou.

Agência Transfusional – A Agência Transfusional da instituição armazena os hemocomponentes para dar suporte hemoterápico com rapidez e segurança aos pacientes que necessitam de transfusão de sangue. O abastecimento da agência é feito pelo Hemocentro da Paraíba, que disponibiliza bolsas de sangue dentro dos padrões exigidos pelo Ministério da Saúde.

Doação de sangue – As doações de sangue para o Hospital de Trauma devem ser feitas no Hemocentro, localizado na Av. Dom Pedro II, 119, no bairro da Torre.

Exigências para doação:

– Homens e mulheres com idade entre 18 anos completos e 65 anos 11 meses e 29 dias;

– Peso acima de 50 kg;

– Gozar de boa saúde;

– Não ter tido hepatite, malária ou doença de Chagas;