Arthur C Lima

O presidente do Tribunal de Contas da Paraíba, conselheiro Arthur Cunha Lima, recebeu, na manhã desta terça-feira (30), a visita do secretário de Estado da Educação, Aléssio Trindade de Barros. Ele esteve acompanhado da secretaria executiva de Administração, Luciane Alves Coutinho e assessores. Na oportunidade apresentou sua política de educação para o Estado, destacando a gestão da educação profissional, que inclui o início do funcionamento de escolas técnicas estaduais.

Durante a conversa o conselheiro Arthur Cunha Lima lembrou as discussões a respeito da Meta 1, do Plano Nacional de Educação (PNE), que trata de propostas para os municípios e estados, a universalização do acesso à educação infantil na pré-escola e a ampliação da oferta de vagas em creches, matéria debatida em Brasília, junto ao Ministério da Educação, com a participação dos tribunais de contas, que atuarão na fiscalização para o cumprimento das Metas do PNE.

Outro assunto abordado na reunião foi a possibilidade de se realizar um seminário nacional sobre educação na Paraíba, em especial no Auditório Celso Furtado do Centro Cultural do TCE, envolvendo estudiosos e autoridades governamentais. O conselheiro Arthur disse que discutiu o assunto com o Professor Moacyr Carneiro, um paraibano, radicado em Brasília, ex-reitor e secretário de educação, considerado hoje um dos maiores estudiosos em educação no país, autor de 23 livros na área de legislação de ensino, tendo participado, inclusive, de grupos de estudos do Ministério da Educação.