Dilma Jeep

O governador da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB), participou hoje de manhã da inauguração da fábrica da Jeep, em Goiana, Pernambuco, ao lado da presidente da República, Dilma Rousseff (PT) e do governador pernambucano Paulo Câmara (PSB). A presidente da República iniciou seu discurso saudando o saudoso ex-governador Eduardo Campos e o ex-presidente Lula. “Dois nordestinos comprometidos com o desenvolvimento de Pernambuco”, afirmou ela.

Aliás, o tom de impulsão ao desenvolvimento do Nordeste foi reforçado pelo governador paraibano em conversa com a presidente da República um dia depois do socialista se reunir com cinco deputados federais para citar os itens prioritários da pauta paraibana em relação ao governo federal. Ricardo teve oportunidade de conversar com a presidente durante a inauguração da fábrica.

Ontem, na reunião com os deputados federais paraibanos, Ricardo citou que os segmentos mais importantes para a Paraíba são a liberação de recursos emergenciais (cerca de R$ 75 milhões, uma vez que a situação hídrica da Paraíba é preocupante), a manutenção do fluxo financeiro para as ações em andamento, novas propostas de obras estruturantes e aprovação de projetos de Lei em tramitação no Congresso Nacional. Além desse documento também foi entregue à bancada federal uma relação com propostas para que os deputados utilizem em suas emendas ao orçamento de 2016.

Para Ricardo, não existe ajuste fiscal que contemple a demora no envio de recursos para a emergência. “Precisamos de 500 poços, 272 carros pipa, de adutoras de montagem rápida e tudo isso totalizando R$ 75 milhões. Desde o ano passado já apresentamos essas necessidades, reforçamos mais três vezes este ano, e quero ter oportunidade de ter uma resposta concreta, direta e objetiva da parte do Governo Federal. Nesses casos a bancada pode fazer o seu papel, pautando isso e querendo respostas o mais rápido possível para o Nordeste. Agindo dessa forma, creio que a próxima geração pegará um estado com segurança hídrica e com índices de desenvolvimento cada vez maiores”, afirmou o governador.

Hoje, Dilma também tratou do ajuste fiscal. Ela disse que eles são conjunturais e necessários e acrescentou que o governo está determinado a implementá-los para alcançar a expansão do mercado e da infraestrutura.

“Os ajustes são conjunturais: eles são necessários, estamos determinados a implementá-los e, com eles, a implementar as condições para garantir a expansão não só da nossa infraestrutura, mas também do mercado e da indústria automobilística neste momento seguinte”, disse, durante discurso na inauguração do polo automotivo da Jeep, empreendimento da multinacional Fiat Chrysler Automobiles.

Dilma disse ainda que o governo não ignora a desaceleração enfrentada pelo Brasil e trabalha com empenho para garantir o crescimento da demanda e da produção. “Não ignoramos as dificuldades e desaceleração que o Brasil passa nesse momento mas, dentro da certeza do compromisso e do empenho do meu governo em trabalhar para aprimorar as bases para garantir o crescimento da demanda, da produção e do desenvolvimento social e regional do país”.

No discurso, Dilma disse trabalhar para criar ambiente de negócios mais favorável à indústria brasileira. “Falo de todas as empresas que escolheram e escolhem o Brasil como sede de seus produtos, de desenvolvimento de sua produção e também do desenvolvimento de suas tecnologias. Todas as empresas são muito bem-vindas”.

Ao falar sobre a Refinaria Abreu e Lima, a presidenta citou a Petrobras e reforçou a ideia de que a empresa virou uma página em relação à Operação Lava Jato, da Polícia Federal. No último dia 24, Dilma havia dito que a divulgação do balanço de 2014, da Petrobras, marca uma nova fase da empresa.

A fábrica para produção do Jeep inaugurada hoje tem como estratégia a produção de veículos para o mercado brasileiro e para exportação, partindo dessa base no Nordeste. O carro fabricado em Goiana sai da linha de produção com um índice de nacionalização de mais de 70%. O objetivo é chegar a 80%. O complexo empregará até o final do ano mais de 9 mil trabalhadores. Deste contingente, 82% são nordestinos e 78% pernambucanos.

Fonte: parlamentopb + Redação