Município de várzea

Apesar da seca e do racionamento que castiga o município de Várzea, que faz divisa com o Rio Grande do Norte, localizado na região metropolitana de Patos, as escolas municipais de ensino infantil e fundamental e a Escola Estadual de Ensino Médio estão funcionando normalmente, disponibilizando água e merenda aos seus 700 alunos.
O que muitos não imaginam é que uma cidade com apenas 2.665 habitantes tenha o menor índice de analfabetismo da região Nordeste, além do melhor Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do Estado da Paraíba e o terceiro melhor da região.
Outro destaque importante de Várzea na educação são os méritos alcançados na Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA) e na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escola Públicas (Obmep), o que resultado em um total de 34 medalhas entre ouro, prata e bronze. Na Obmep, Várzea é o único município da Paraíba que foi premiado em todas as edições e é, no ranking estadual, a 12ª. cidade com maior número de prêmios coquistados.

Aprovação Vestibular

Além disso, Várzea aprovado, todos os anos, alunos nas principais faculdades do Estado. E, segundo o Secretário Municipal de Educação, José Amilton da Costa, a cidade é a que mais aprova em concursos públicos e vestibulares.

Localização

O município de Várzea está incluído na área geográfica de abrangência do semiárido brasileiro, definida pelo Ministério da Integração Nacional em 2005. Esta delimitação tem como critérios o índice pluviométrico, o índice de aridez e o risco de seca.

Várzea é uma cidade bastante forte na área de educação pública, apresentou em 2011 a maior nota do IDEB nas séries iniciais do Estado da Paraíba, com 6,6 e, uma das maiores nas regiões Norte e Nordeste (7º), sendo referência nacional nos indicadores educacionais e sociais. Conforme dados estatísticos, 97,9% dos habitantes são alfabetizados; detém o menor índice de analfabetismo do Estado e da região Nordeste, com apenas 2,1% da população não alfabetizada, e taxas de evasão e repetência quase nulas. Não apresenta aluno em idade escolar fora da escola, inexistindo distorção idade-série.

Fonte: jornal correio + Redação com Wikipédia