Cadastramento biométrico

Para atender a demanda, de ainda 348.318 mil eleitores, que ainda não compareceram para fazer o seu cadastramento biométrico, o TRE estará atendendo durante a semana de ano novo, nos dias 28, 29 e 30 de dezembro, das 07h00 às 13h00, ou além desse horário caso seja necessária. A intenção é facilitar a vida do eleitor.

A expectativa do TRE é atingir 80% de eleitores cadastrados no total dos 98 municípios, até meados de janeiro de 2016, independentemente dos resultados individuais de cada município.

O cadastramento é obrigatório e gratuito e o eleitor deve comparecer ao Cartório Eleitoral ou Posto de Atendimento no seu município portando título de eleitor, se houve, um documento oficial com foto e comprovante de residência não inferior a três meses.

Mesmo quem não é obrigado a votar, como as pessoas com mais de 70 anos de idade, analfabetos e maiores de 16 e menores de 18 anos, devem fazer o recadastramento, o voto não é obrigatório, mas o documento é, e quem tiver o título cancelado, não receber aposentadoria, pensão, dentre outros prejuízos.

A Justiça Eleitoral pede aos eleitores para não deixarem a biometria para última hora, evitando o cancelamento do título e a consequente impossibilidade de votar nas eleições municipais em 2016, além de ocasionar a perda de programas sociais como o bolsa família, dentre outros.