IGF

O Fórum de Governança da Internet (IGF), evento da ONU, realizado no Centro de Convenções, em João Pessoa, tem repercutido na imprensa nacional. Portais, a exemplo de UOL, Terra e da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), destacou aspectos como inclusão digital e segurança na rede que estão em discussão até esta sexta-feira (13). O site UOL, por exemplo, em várias de suas páginas, como tecnologia, entretenimento e economia, cobriu os principais temas abordados no primeiro dia do IGF.

Na página de economia, o UOL ressaltou a vinda do vice-presidente da Comissão Europeia a João Pessoa e o principal assunto tratado por Andrus Ansip durante a realização do Fórum de Governança da Internet: “uma gestão mais transparente e inclusiva da rede, com mais participação da sociedade civil e países em desenvolvimento”.

A reportagem destaca ainda o apoio da Comissão Europeia ao evento, “com um grande número de participantes e uma melhor governança da internet, mais transparente e sustentável”. O UOL finaliza a reportagem com os principais pontos discutidos durante os quatro dias do evento: cibersegurança, a confiança a diversidade e os direitos humanos na internet.

Já na página Gizmodo, também da UOL, matéria assinada por Guilherme Tagiaroli ressalta que o evento vai discutir assuntos como neutralidade de rede (podemos ter planos de internet que privilegiam o acesso a um app?), a internet e os direitos humanos (como lidar com ofensas na rede?) e questões relacionadas à segurança e privacidade (algum governo pode ter o poder de controlar a rede?).

Tagiaroli enfatiza ainda outro assunto abordado no IGF: a transição do comando da Iana (órgão ligado ao Departamento de Defesa dos Estados Unidos), que é responsável pela distribuição de endereços IPs. “Já havia um papo sobre essa mudança de comando, porém as denúncias de Edward Snowden intensificaram as conversas para que a internet seja menos centralizada nos Estados Unidos”, observa.

Na página de entretenimento, o UOL, destacou ainda a abordagem feita pelo o secretário-geral assistente da ONU para o Desenvolvimento Econômico, LenniMontie. De acordo com a reportagem, o secretário-geral assistente da ONU apelou por uma intensificação dos esforços para aumentar os acessos à rede.

O Portal Terra também destacou o a abordagem feita pelo secretário-geral assistente do ONU quanto à necessidade de se ampliar o número de acessos à rede.

O site da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), ao enfatizar a importância da 10ª edição do evento em João Pessoa, diz: “O Fórum é coordenado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e traz para o debate os diferentes stakeholders (atores) para discutir grandes temas de interesse da comunidade da internet. As discussões do encontro na capital paraibana serão pautadas por subtemas como cibersegurança, inclusão e diversidade, economia da internet e direitos humanos”, diz um trecho da reportagem.

O Fórum de Governança da Internet ainda é destaque em vários portais especializados em tecnologia, assim como em sites de entidades como a Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco).

IGF10 – O Fórum de Governança da Internet (IGF) é convocado pelo secretário-geral das Nações Unidas em resposta a um mandato estabelecido pela Cúpula Mundial sobre a Sociedade da Informação (CMSI, ou em inglês WSIS). Tornou-se o principal fórum global multilateral sobre questões de políticas públicas relacionadas à governança da Internet, desde a sua primeira reunião em 2006.

O IGF deste ano vem em um momento decisivo, com a recente adoção de uma nova agenda de desenvolvimento sustentável – a Agenda 2030 –, que destaca a importância das TIC e da Internet para o desenvolvimento sustentável. Uma Internet aberta, segura e de confiança será fundamental no apoio à realização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Confira links das matérias:

http://economia.uol.com.br/noticias/efe/2015/11/09/ue-pedira-mais-inclusao-em-forum-de-governanca-da-internet-no-brasil.htm#sthash.cn8gyGtt.dpuf

http://www.ebc.com.br/tecnologia/2015/11/evento-global-debate-governanca-na-internet-em-joao-pessoa#sthash.cn8gyGtt.dpuf

http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/radioonu/2015/11/10/entrevista-10-forum-de-governanca-da-internet-da-onu.htm#sthash.cn8gyGtt.dpuf

http://entretenimento.uol.com.br/noticias/efe/2015/11/10/onu-abre-forum-de-governanca-na-internet-no-brasil-e-pede-aumento-de-acessos.htm#sthash.cn8gyGtt.dpuf

http://tecnologia.terra.com.br/internet/onu-abre-forum-de-governanca-na-internet-no-brasil-e-pede-aumento-de-acessos,949cfc409e22d45a4cdf663fe004619dgho7yyku.html#sthash.cn8gyGtt.dpuf

http://gizmodo.uol.com.br/especial/igf-2015-introducao/#sthash.cn8gyGtt.dpuf

Apresentador da Globo News faz cobertura do IGF e elogia a Paraíba

O apresentador do programa televisivo “Navegador”, do canal Globo News, Ronaldo Lemos, está entre os inúmeros jornalistas que estão na Paraíba para fazer a cobertura do Fórum de Governança da Internet, que acontece no Centro de Convenções de João Pessoa até esta sexta-feira (13). O programa tem como mote principal mostrar as inovações tecnológicas e refletir sobre o efeito destas no cotidiano da população.

Globo News

“Eu estou adorando o IGF 2015. Eu não conhecia a Paraíba, muito embora eu tenha grandes amigos que são paraibanos – incluindo o meu colega Hermano Vianna, que apresenta junto comigo o Navegador”, afirmou Ronaldo Lemos, adiantando que “todas as minhas expectativas foram superadas. Achei a Paraíba maravilhosa, achei o povo da Paraíba incrível, bem como essa conexão da Paraíba com a tecnologia – aspecto que temos falado no programa”.

Ele contou que no programa “Navegador” lembrou que a Paraíba recebeu a Robocup na época da Copa do Mundo – um evento de inovação e robótica, que roda o mundo inteiro. “Agora recebe o IGF, que é um dos fóruns mais importantes do mundo sobre a governança da internet. Estão de parabéns, é uma satisfação muito grande estar aqui e espero voltar em breve”, resumiu o especialista antes de comparecer a um workshop do evento.

Ronaldo Lemos é graduado em Direito pela Universidade de São Paulo, mestre em na área pela Universidade de Harvard, doutor também em Direito pela Universidade de São Paulo, é pesquisador visitante do MIT Media Lab e professor visitante da Faculdade de Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Dirige o Instituto de Tecnologia e Sociedade, conveniado à UERJ e o projeto Creative Commons no Brasil. É co-fundador do projeto Overmundo (www.overmundo.com.br) e membro do Conselho de Comunicação Social, criado pelo artigo 224 da Constituição, com sede no Senado Federal. Já foi apresentador da MTV Brasil e hoje participa de programa na Globonews com mais três apresentadores, incluindo o paraibano Hermano Vianna, antropólogo e roteirista de televisão e irmão do músico Herbert Vianna (Paralamas do Sucesso).