Expedito Pereira

Resolução polêmica do Ministério da Saúde restringe exames apenas para mulheres de 50 a 69 anos. Prefeitura de Bayeux manterá o serviço

O Diário Oficial da União publicou no dia 01 de outubro uma resolução do Ministério da Saúde determinando que apenas mulheres de 50 a 69 anos terão direito ao exame de mamografia pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Polêmica, a Portaria nº 61 exclui o grupo de pacientes de uma faixa etária que precisa ter acesso ao serviço, dos 40 aos 49 anos. Diante disso, a Prefeitura Municipal de Bayeux decidiu manter o exame e arcar com recursos próprios os custos para as pacientes do município que se enquadram na classificação etária excluída.

Sabe-se que a mamografia é indicada para mulheres a partir dos 40 e o exame é fundamental para a prevenção da doença. Afinal, as chances de cura do câncer de mama são bem maiores quando ele é descoberto no estágio inicial. Consciente que o sucesso do tratamento está vinculado ao diagnóstico precoce, a Prefeitura de Bayeux mantém a mamografia com o objetivo de contribuir para a redução da mortalidade de pacientes com câncer de mama no estado. Somente no ano passado, 243 mulheres morreram vítimas da doença na Paraíba.

Há três anos, o município está engajado na campanha Outubro Rosa e vem desenvolvendo ações de combate ao câncer de mama junto à população. Para encerrar o mês de conscientização, a Câmara Municipal de Bayeux sediou uma sessão especial na noite de 29 de outubro. Aberta ao público e realizada no Plenário Vicente Pereira da Silva, a solenidade contou com uma palestra da Dra. Débora Cavalcanti, mastologista que atende na Policlínica Municipal Benjamin Maranhão e atua em Bayeux desde 2007.