Dep. Galeano Torquato

Parlamentar Potiguar defende a mesma tese do presidente da Frente Parlamentar da Água da ALPB, deputado licenciado Jeová Campos

Em pronunciamento feito ontem (26), na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, o deputado e presidente da Frente Parlamentar da Água, Galeno Torquato (PSD) externou sua preocupação com as obras da transposição do Rio São Francisco, especificamente o trecho de 6,5 km, compreendido entre as cidades de São José de Piranhas e Cajazeiras, na Paraíba. Segundo o parlamentar, a obra está condicionada à conclusão um trecho que não foi contemplado no projeto original da transposição e que sem ele a água não chegará a cidades da PB, nem do RN. Torquato, a exemplo do deputado paraibano, Jeová Campos, que está licenciado por causa de uma cirurgia feita recentemente, defende que a classe política dos estados que são beneficiados com a transposição devem se unir para solicitar com mais força junto ao governo federal a conclusão da obra.

“Nosso pronunciamento é para que a classe política do nosso Estado se atenha a esse problema, pois se não concluir esse pequeno trecho, chegará dezembro de 2016 e não teremos água do São Francisco aqui no Rio Grande do Norte, nem na Paraíba”, disse Galeno. O deputado citou outra preocupação com mais um trecho da obra, este de 113 quilômetros, que ainda não foi licitado. Torquato já confirmou presença no encontro, do próximo dia 03 de setembro, em João Pessoa, que reunirá deputados e políticos da PB, RN, CE e PE em torno deste tema.

O deputado esteve recentemente na comitiva da presidente Dilma Rousseff durante a inauguração da estação de bombeamento do Eixo Norte do Rio São Francisco, em Cabrobó, sertão pernambucano, e afirmou que sua participação foi também para cobrar do Governo Federal, especialmente do Ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, a conclusão do referido trecho. “Esta Casa tem que se juntar aos Estados da Paraíba, Pernambuco e Ceará. O Rio Grande do Norte não pode ficar na poeira por descaso do Governo e por falta de atitude da classe política”, afirmou.

Após fazer o pronunciamento na ALRN, Torquato repassou as informações para o deputado Jeová Campos que elogiou a atitude do colega parlamentar, na defesa da união dos políticos nordestinos em favor da conclusão das obras da transposição. “Estou cada vez mais convencido da necessidade da classe política do Nordeste se unir, dar as mãos e cobrar em bloco a conclusão das obras da transposição e a complementação de intervenções que ficaram de fora do projeto original, mas que são fundamentais para a transposição atingir seu objetivo que é o de canalizar a água do velho Chico fazendo-a chegar a casa dos nordestinos”, finaliza Jeová.