Consul Portugal RC

O governador Ricardo Coutinho foi convidado pelo vice-cônsul de Portugal no Recife, Adriano da Fonte Moutinho, para ser um dos palestrantes da Expo – Fórum de Investimentos e Negócios (Investe Nordeste 2015). O evento, que reúne autoridades e empresários internacionais de vários segmentos, será realizado na cidade portuguesa de Santo Tirso, no mês de novembro. A solicitação do diplomata foi feita pessoalmente, durante reunião ocorrida na manhã desta sexta-feira (31), na Granja Santana.

Depois de receber o convite, o governador acenou positivamente. Em seguida, destacou a importância estratégica de apresentar as potencialidades econômicas da Paraíba para novos investidores em potencial. “Mesmo com qualquer dificuldade, o Nordeste cumpre hoje um papel e uma perspectiva importante para o desenvolvimento do País. Vamos tentar organizar um grupo de empresários daqui para estreitar mais ainda essa relação econômica com Portugal”, disse. “Um dos setores promissores da Paraíba, em especial da Capital, é o turismo nesses próximos 20 anos”, exemplificou.

O vice-cônsul de Portugal no Recife, Adriano da Fonte Moutinho, destacou que esse estreitamento de relações poderá resultar em parcerias econômicas concretas. “Porque o objetivo é atrair empreendimentos de Portugal para o Nordeste e daqui para Portugal. O evento é uma oportunidade para que os empresários dos dois países se conheçam melhor”, observou.

O secretário executivo de Desenvolvimento Econômico, Wilbur Holmes Jacome, destacou que a Paraíba surpreende com uma agenda positiva mesmo quando o resto do País fala em crise. “Esse estreitamento de relações com Portugal ajuda a desenvolver um network (rede de contatos) entre empresas de diferentes setores, criando um vínculo entre elas. A presença do governador em Portugal cria justamente essa presença estrutural da Paraíba entre os potenciais investidores estrangeiros”, comentou.

Além de Wilbur Holmes, a reunião contou ainda com a presença do secretário executivo de Turismo, Ivan Burity, e da presidente da Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (Cinep), Tatiana Domiciano. O vice-cônsul de Portugal no Recife estava acompanhado pelo diretor presidente e sócio diretor da Investe Nordeste, os portugueses José Lourenço e Erik Norat, respectivamente.