Br-230

Sejamos diretos: Raimundo Lira assumiu a titularidade do mandato de senador em janeiro e, passados seis meses, ainda não pôs os pés em Cajazeiras, sua terra natal. Seu único contato com suas origens se deu numa entrevista por telefone através do nosso programa Trem das Onze (Rádio Alto Piranhas), há meses.

Talvez por isso Lira esteja publicizando na mídia que, na condição de relator das contas do Ministério dos Transportes no Orçamento da União 2016, vai assegurar uma emenda orçamentária que garanta a duplicação da BR-230 entre Campina Grande e Cajazeiras. Não estive em Cajazeiras durante esse tempo todo, porque estava trabalhando pela duplicação, poderá ele colocar em suas falas!

Mas, sinceramente, dá para acreditar nisso? Será que alguém crê que essa obra será iniciada pelo menos até 2050? Se você acredita, se você crê, não tenho dúvidas que você também acredita em Papai Noel, Saci Pererê, Branca de Neve, Sete Anões e outros contos-da-carochinha.

Ora, pra duplicar a mesma BR entre João Pessoa e Campina Grande, trecho de 132 Km, foram necessários aproximadamente 15 anos. Nesse mesmo diapasão matemático, para duplicar os 343 Km restantes entre Campina Grande e Cajazeiras, levaremos 39 anos. Acreditando que a obra comece ainda este ano, a tal duplicação será concluída em 2054.

Resumindo: quando Lira diz que vai assegurar emenda para a duplicação, há que aplaudi-lo! Mas quando diz dando a entender que a obra é coisa para “o dia seguinte”, há que desmistificá-lo! Porque não é verdade!

A transposição do S. Francisco, que atenderá 12 milhões de nordestinos, já vai aos trancos e barrancos, imagine uma obra de 3 bilhões de reais, segundo o próprio Lira, ainda por começar, para atender muito menos gente!

Não fosse pelo que já se disse, não custa lembrar que há pouco tempo a Presidência da República promoveu cortes da ordem de 70 bilhões de reais no Orçamento da União.

Sinceramente senador, essa não cola!