Frente Parlamentar

O presidente da Frente Parlamentar da Água, deputado estadual, Jeová Campos (PSB) já definiu a data da realização das últimas audiências públicas antes da elaboração do relatório final dos trabalhos que será encaminhado para as autoridades estaduais e federais e entregue ao ministro da Integração que deverá vir a Paraíba ainda neste semestre.

A primeira audiência acontece na próxima segunda-feira (04), na cidade de Itaporanga, pela manhã, a partir das 10h, e à noite, em Patos, às 19h. Outras duas audiências acontecerão nas cidades de Esperança, pela manhã, e Picuí, à tarde, no dia 08. A cidade de São Bento vai encerrar os trabalhos de debates e coleta de dados pela Frente, no dia 11, com uma audiência na Câmara Municipal, às 10h.

No dia 04, além das duas audiências públicas que serão realizadas nas Câmaras Municipais de Itaporanga, às 10h, e de Patos, às 19h, os deputados paraibanos ainda vão visitar, às 15h, o Rio Piancó, que faz parte da bacia do rio Piranhas-Açu, e nasce no município de Conceição no sertão paraibano, e dá origem ao Vale do Piancó, onde se encontra Coremas, uma das maiores barragens brasileira.

No dia 08, as atividades da Frente, em Esperança, incluem além da audiência pública às 11h, uma visita as obras da barragem de Pitombeira, em Alagoa Grande, às 8h e, em seguida, a Barragem de Camará, situada no leito do rio Riachão, que faz a divisa entre os municípios de Alagoa Nova e Areia. A audiência pública em Picui está marcada para às 17h, na Câmara Municipal da cidade. A programação de São Bento, no dia 11, também acontece na Câmara de Vereadores, às 10h.

Segundo Jeová Campos, todas as atividades da Frente Parlamentar serão sintetizadas em um relatório que vai não apenas retratar a atual realidade da Paraíba, mas sobretudo, propor os caminhos e soluções que garantam segurança hídrica para os paraibanos e faça com que as águas da transposição não apenas cheguem , mas sejam disponibilizadas com qualidade para ser consumida. “Em todas essas audiências e visitas, nós identificamos não apenas a necessidade de intervenções e mudanças no projeto original da transposição do Rio São Francisco, mas a realização de algumas ações que incluem obras de saneamento básico que garantirão que essa água limpa que vai chegar não fique poluída pelos esgotos por causa da falta de saneamento básico nos municípios”, afirmou o parlamentar, destacando que essas ações encerrarão os trabalhos externos da Frente Parlamentar da Água.”

O deputado lembra que as águas da transposição custam muito caro, porque além de consumirem recursos vultosos com as obras e edificações, utilizam energia. “Temos o compromisso de fazer valer todos esses investimentos que não se reverterão em benefícios para a população se não houver correções e/ou complementações nos atuais projetos”, destaca Jeová. O deputado lembra que é extremamente difícil a situação do sertão e cariri e com o término do período chuvoso isso se agrava mais ainda. “Hoje é dia 28 e as chuvas que caíram até agora não foram suficientes para recuperar o nível dos reservatórios. O açude de Coremas Mãe D’água e de Engenheiro Ávidos, por exemplo, além de outros 44 reservatórios paraibanos, estão em nível crítico e as cidades na iminência de entrarem em colapso, além de outras tantas que já estão em situação emergencial”, destacou o deputado da tribuna da ALPB, na manhã desta terça-feira (28), durante o pequeno expediente.

Da tribuna, o deputado ainda enalteceu a importância da união dos parlamentares da Casa de Epitácio Pessoa para fortalecerem essa luta que é apolítica. “Esse é um momento de nos darmos a mão, nos juntarmos e fortalecermos essa luta que interessa a todos nós”, destacou o parlamentar, convidando os deputados a participarem das próximas ações da Frente Parlamentar da Água. Alguns deputados, a exemplo de Renato Gadelha, Frei Anastácio, Anísio Maia e o presidente da ALPB, Adriano Galdino, corroboraram com a atuação da Frente Parlamentar da Água e enalteceram a importância dos políticos nordestinos se unirem para reivindicar ações estruturantes e definitivas que resolvam a problemática secular da seca na região e assegurem segurança hídrica para a população.