Assembleia Profs. Estado

Os professores da Rede Estadual de Ensino da Paraíba decidiram, durante assembleia da categoria nesta terça-feira (31), entrar em greve por tempo indeterminado a partir desta quarta-feira (1º). Os professores e servidores da educação estadual já estavam fazendo uma paralisação desde a segunda-feira (30). Cerca de 30 mil profissionais devem cruzar os braços em 806 escolas em todo o estado.

A assembleia foi realizada no auditório do Sesi, no Centro de João Pessoa, e, em seguida, os professores saíram em passeata em direção ao Palácio da Redenção, sede do Governo Estadual, onde fizeram um discurso.

A categoria reivindica um reajuste salarial de 13,01%, Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) para os trabalhadores da educação, gratificação dos diretores escolares, eleições em toda as escolas do estado, piso na integralidade e redução da carga horária para 30 horas semanais.

Segundo a assessoria do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação do Estado da Paraíba (Sintep-PB), mais de 500 professores e servidores da educação participaram do ato nesta quarta-feira.

Segundo a secretaria de Estado da Educação (SEE), o reajuste salarial para a categoria, concedido pelo Estado em 2015, foi de 19,79%, superando o reajuste nacional que foi de 13,01%. Conforme a nota enviada em relação à paralisão realizada na segunda e nesta terça-feira, “o professor da rede estadual recebe um salário base de R$ 1.525,00 para uma carga horária de 30h semanais, que é praticada na Paraíba”.

Fonte: G1pb + Redação