Frente Parlamentar

A Assembleia Legislativa da Paraíba instalou, nesta terça-feira (3), a Frente Parlamentar da Água. A instalação ocorreu no plenário José Mariz, em sessão especial aberta pelo presidente da ALPB, Adriano Galdino, e contou com a participação de 19 deputados, além de representantes de órgãos ligados ao abastecimento de água e representantes da sociedade civil. O objetivo da Frente é discutir problemas e buscar soluções de curto e longo prazo que possam amenizar o problema do abastecimento de água em dezenas de cidades da Paraíba.

Já na sessão de instalação, foram definidas visitas às diferentes regiões do Estado, com o objetivo de ouvir as demandas da população. O deputado Jeová Campos (PSB), autor do requerimento de criação da Frente, presidirá os trabalhos dessa iniciativa. Os deputados Ricardo Barbosa (PSB), Buba Germano (PSB), Anísio Maia (PT), Dinaldinho (PSDB), Janduhy (PTN) e Renato Gadelha (PSC) também farão parte da coordenação dos trabalhos.

Para o presidente Adriano Galdino, a instalação desta frente na Assembleia é necessária pois o problema é urgente. “O problema da água deixou de ser um problema apenas no Nordeste do país. A questão da água hoje é um problema mundial e temos que buscar soluções com diálogo. Iremos catalogar ideias e opiniões para repassar ao Poder Executivo Estadual e Federal para que providências possam ser tomadas o quanto antes”, ressaltou.

Já o deputado Jeová Campos explicou como se dará o funcionamento da Frente Parlamentar da Água. “Nós entendemos que a Paraíba e o Brasil têm vários problemas. Mas um dos mais relevantes é a ausência de água. A água é solução em tudo e uma seca prolongada como essa que assola o Sertão, o Cariri e parte do Brejo é preciso a gente deliberar quais ações necessitam ser executadas emergencialmente “, argumentou.

Jeová explicou ainda que as ações emergenciais são a perfuração de poços artesianos, o abastecimento de cidades com carros-pipa e relocação de recursos para abastecer as populações rurais. Além disso, a Frente deve pleitear que as obras de Transposição do São Francisco sejam retomadas. “Temos informações que o trecho a Transposição na região de Mauriti está com as obras paralisadas porque o Construtora teve as contas bloqueadas pela Justiça e não pode pagar seus funcionários”, lamentou.

O diretor de Expansão da Cagepa, Leonardo Brasil Montenegro, fez um balanço sobre a situação dos mananciais e ressaltou que, apesar da construção de adutoras e o monitoramento que tem sido feito junto com a Aesa, os sistemas de abastecimento possam passar por problemas caso a estiagem continue. “Além do baixo volume de água em diversos mananciais, temos feito um trabalho específico para combater o desperdício de água, com trabalho educativo, manutenção e instalação de 120 mil novos hidrômetros”, disse.

Calendário – Ao final da reunião, o deputado Jeová Campos confirmou que nesta quarta-feira (3) o secretário de Recursos Hídricos do Estado, João Azevedo, estará na ALPB para passar um diagnóstico sobre a situação hídrica do Estado. Além disso, a Frente vai tentar o mais rápido possível um encontro em plenário com a bancada paraibana no Congresso Nacional.