João Pessoa 1

A taxa de ocupação da rede hoteleira da região Metropolitana de João Pessoa deve variar de 95% a 97% nos dias que antecedem o carnaval, segundo estimativas da AssociaçãoBrasileira de Hotéis na Paraíba (ABIH-PB). A capital e os Litorais Sul e Norte possuem 14.384 leitos que deverão estar totalmente ocupados a partir deste fim de semana até a quarta-feira de Cinzas (18).

Desde a semana passada, segundo o empresário Inácio Júnior, da ABIH-PB, a média de ocupação dos empreendimentos hoteleiros da capital paraibana gira em torno de 80%. “Já temos hotéis com 100% de ocupação na cidade antes mesmo da chegada do Carnaval, mas ainda há algumas vagas que deverão ser ocupadas até sexta-feira”, disse Júnior.

Um dos hotéis que já estão com todos os apartamentos reservados é o Tropical Tambaú, localizado na orla marítima de João Pessoa. De acordo com o setor de reservas do empreendimento, todos os 175 apartamentos já estavam reservados há mais de um mês. Se houvesse mais unidades, certamente seriam ocupadas, tendo em vista o volume de ligações de turistas consultando sobre possíveis reservas para o período. Os pacotes vendidos foram para o período de sexta-feira (13) a quarta-feira (18) e também o sábado (21).

Outro hotel instalado na orla de João Pessoa, o Littoral Hotel, que fica na praia do Cabo Branco, também havia esgotado as reservas de seus 120 apartamentos há pelo menos 20 dias. No próximo fim de semana, segundo o setor de reservas, o empreendimento está com todas as instalações ocupadas. O mesmo ocorre com as pousadas que ficam na Costa do Conde. Não há mais vagas para quem pretende curtir o período de carnaval naquela região.

Tranquilidade – A presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Ruth Avelino, comemora os dados informados pela ABIH-PB, e reforça que a Paraíba tem realmente a marca de ser um destino de família e que prefere curtir o carnaval sem tumulto, tendo mais privacidade e tranquilidade. “Temos a marca de não termos um carnaval tão movimentado, mas que atrai um grande número de turistas que correm dessa folia e preferi curtir de uma outra forma”, aponta a executiva.

Ruth Avelino afirma que a proximidade de João Pessoa com cidades como Recife e Olinda, em Pernambuco, também favorece a vinda de muitos turistas que curtem as festas de ruas no período. De acordo com ela, muitos passam o dia nessas manifestações populares e retornam para descansar em João Pessoa, evitando o tumulto e os preços altos cobrados no período.

“Para o nosso turismo, o principal é mostrar que a Paraíba tem sido um grande destino de lazer e descanso em família”, reforça a presidente da PBTur. Ela lembra que a cidade oferece também algumas manifestações culturais no período, como os desfiles das tribos indígenas, os alas-ursas e as escolas de samba, que ocorrem no Centro da capital paraibana.